17 de fevereiro de 2008

Ricardo Carvalho

Ricardo Alberto Silveira Carvalho nasceu no dia 18 de Maio de 1978 em Amarante.
Começou por jogar futebol nas escolas do Amarante F.C. onde esteve até chegar a junior.
Em 1996 ingressou nos sub-19 do Futebol CLube do Porto.
Na época de 1997/98 subiu à categoria de sénior mas acabou por seguir para o Leça F.C. por empréstimo dos azuis e brancos, no clube de Leça da Palmeira, disputou 25 jogos oficiais e apontou 2 golos.
Na temporada seguinte regressou ao F.C. Porto para integrar o plantel principal treinado por Fernando Santos.
A sua estreia como sénior com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 31 de Outubro de 1998 no Estádio das Antas quando os portistas receberam e venceram o S.C. Salgueiros por 4-1, num jogo a contar para a 9ª jornada do Campeonato Nacional de 1998/99.
Nessa época apenas disputou esse jogo, mas foi o que valeu para se sagrar Campeão Nacional pela primeira vez, ao que juntou a Supertaça Cândido de Oliveira.
Foi novamente emprestado ao V. Setúbal em 1999/00 e ainda passou pelo Alverca F.C. na época de 2000/01, até que na temporada seguinte conquistou um lugar em definitivo no plantel da equipa portista orientada na altura por Octávio Machado, tendo vencido de novo a Supertaça Cândido de Oliveira.
O salto para o estrelato aconteceu na temporada de 2002/03 onde foi um dos esteios da defesa do F.C. Porto sagrando-se Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, a juntar a tudo isso conquistou ainda a Taça UEFA na final realizada na cidade espanhola de Sevilha, um jogo em que o Futebol Clube do Porto venceu a equipa escocesa do Celtic F.C. por 3-2.
Na época seguinte, 2003/04, Ricardo Carvalho foi ainda mais importante no eixo da defesa da equipa de José Mourinho, já que foi titular indiscutível, e de novo ajudou o F.C. Porto a sagrar-se de novo Campeão Nacional, á conquista no campeonato juntou ainda a vitória na Supertaça Cândido de Oliveira. Mas a principal conquista da carreira de Ricardo Carvalho aconteceu no dia 26 de Maio de 2004 em Gelsenkirchen onde o Futebol Clube do Porto venceu a final da Liga dos Campeões de forma clara, a equipa do A.S. Mónaco, e sagrou-se Campeão Europeu. Esse foi o último jogo de Ricardo Carvalho com a camisola do F.C. Porto.
Ricardo Carvalho vestiu a camisola do F.C. Porto durante 4 temporadas, conquistou 9 Títulos, disputou 117 partidas oficiais e marcou 4 golos.
Na temporada de 2004/05 ingressou no Chelsea F.C.. No clube de Londres jogou durante cinco temporadas em que venceu por três vezes o campeonato inglês, três vezes a Taça de Inglaterra, duas vezes a Taça da Liga de Inglaterra conquistou uma Supertaça de Inglaterra. Em 2010/11 rumou a Espanha para representar o Real Madrid C.F., No clube espanhol venceu a Taça de Espanha logo na primeira temporada e o campeonato espanhol em 2011/12. Em 2013/14 viajou até França para ingressar no A.S. Mónaco, clube que representou até ao final da época de 2015/16. Em 2017 decidiu jogar na China e vestir a camisola do Shanghai SIPG F.C., no entanto a sua aventura por terras asiáticas foi curta e em Novembro deu por terminada a sua carreira de futebolista.
No verão de 2019 aceitou o convite de André Villas-Boas para ser seu adjunto na equipa técnica do Olympique de Marselha.
Ricardo Carvalho representou a Selecção Nacional por 35 vezes e marcou 3 golos. Esteve presente nos Campeonatos do Mundo de 2006 e 2010 e nos Campeonatos da Europa em 2004, 2008 e 2016, este ultimo que Portugal venceu e se sagrou Campeão da Europa.
No dia 25 de Julho de 2014 voltou a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto e a pisar o relvado do Estádio do Dragão para o jogo de homenagem e despedida de Deco.

Palmarés
1 Campeonato da Europa Selecções (Portugal)
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
3 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
3 Campeonatos de Inglaterra
1 Campeonato de Espanha
1 Taça de Portugal
2 Taças de Inglaterra
1 Taça de Espanha
3 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Supertaças de Inglaterra
2 Taças da Liga (Inglaterra)

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ó Paulo,não tenho a certeza absoluta, mas, acho que o Ricardo se estreou no F.C.Porto pela mão do F.Santos num F.C.Porto 4- Salgueiros 1,tendo estado na origem do golo salgueirista com passe mal executado. Seja como for o amarantino é um grande craque, um grande profissional e um grande homem.

Anónimo disse...

Para mim é simplesmente o melhor central do mundo e um dos melhores do mundo no geral! Admiro especialmente no futebol jogadores com funções defensivas (ex. centrais e trincos) e o R.Carvalho é sem dúvida o que me dá mais gozo ver jogar, pela segurança, velocidade, liderança e acima de tudo a intelegência que demononstra em campo. Além disso é um jogador completo que sabe estar em campo e pode jogar em mais do que uma posição com elevados niveis de eficiência. Pura classe!

Anónimo disse...

Posso confirmar que, de facto, o R.Carvalho na estreia deu de bandeja o golo do Salgueiros com um mau atraso para o Guarda-Redes (já não me lembro quem era).

Na altura foi o o-1 ou 1-1 e mas reacção no Estádio foi um aplauso estrondoso de apoio ao R. Carvalho [o jogo deve ter acabado 4-1 para o Porto]. Ainda bem que nesse tempo ainda não se "queimavam" jogadores ao primeiro jogo, caso contrário a Carreira do R. Carvalho poderia ter sido bem mais incógnita.

Mais uma curiosidade interessante - no tempo do António Oliveira, a equipa tinha 3 centrais com lugar certo no plantel: Aloísio, J. Costa e João Manuel Pinto (que Oliveira adorava, ao ponto de ser também a primeira opção para ponta-de-lança, sempre que era necessário inverter resultados). Sobrava uma vaga, e 2 jogadores para a ocuparem: Ricardo Silva (hoje no Boavista) e R. Carvalho. Oliveira escolheu R.Silva mas Pinto da Costa não permitiu a dispensa do Carvalho porque o considerava uma "aposta pessoal" sua. Mais uma vez, a história podia ter sido muito diferente...

Oliveira nunca foi grande treinador.