26 de abril de 2009

Vermelhinho


Carlos Manuel Oliveiros da Silva ( Vermelhinho), nasceu no dia 9 de Março de 1959 em São João da Madeira.
Iniciou a carreira futebolística em 1977/78 no A.D. Sanjoanense. Em 1981/82 mudou-se para o R.D. Águeda.
A meio da temporada de 1982/83 chegou ao Futebol Clube do Porto.
Na temporada seguinte venceu a Taça de Portugal e a Taça Associação de Futebol do Porto. Mas essa época de 1983/84 ficou marcada pela primeira presença do F.C. Porto numa Final Europeia, no caso a Taça dos Vencedores das Taças, para lá chegar os Dragões tiveram que eliminar o Dínamo de Zagreb, Glasgow Rangers, Shakhtar Donestsk, e o Aberdeen F.C. Foi precisamente no jogo da segunda-mão contra o Aberdeen F.C. que Vermelhinho ficou para sempre na memória dos adeptos portistas ao fazer um magnífico chapéu ao guarda-redes escocês desde o meio-campo, num jogo disputado num terreno difícil, numa noite de nevoeiro cerrado.
Em 1984/85, Vermelhinho sagou-se pela primeira vez Campeão Nacional, Título que voltou a conquistar na temporada seguinte.
Em 1986/87 a ausência de títulos a nível interno foi compensada pela conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, à qual Vermelhinho deu o seu contributo.
Na temporada de 1987/88, Vermelhinho foi emprestado ao G.D. Chaves e ficou na história do clube transmontano que pela primeira vez disputou uma prova europeia.
Na temporada seguinte regressou às Antas. Depois, em 1989/90 transferiu-se para o S.C. Braga, seguiu-se o S.C. Espinho, e em 1992/93 voltou ao A.D. Sanjoanense onde jogou até à temporada de 1994/95, altura em que abandonou a sua carreira.

Palmarés
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Taça Associação de Futebol do Porto

4 comentários:

RicFCP disse...

Aquele golo ao Aberdeen colocou-o para sempre no patamar dos históricos do FCP. E não nos podemos esquecer que faz parte do primeiro 11 portista numa final europeia.

Jean Carlo disse...

Hola. Hemos diseñado una nueva página de fútbol. Sus creadores son: Andre, David ( creador de sevillafcelmejor.blogspot.com) y yo (Jean Carlo, creador de: www.amantesalfutbol.blogspot.com y www.lomejordelecuador.blogspot.com ). Espero que lo disfruten, comenten y muy pronto voten. Ecuador (yo), Venezuela (David), Perú (Andre) y España (David) se han unido a esta página para informar a nuestros fans. Gracias. A continuación la nueva página que nos une en el fútbol a todos:

www.3amigosunidosporelfutbol.blogspot.com

Saludos.

dragao vila pouca disse...

Não era um grande craque, mas tinha lampejos disso mesmo. De facto, aquele golo de Aberdeen, fica para a História e tem o simbolismo de ter sido numa noite de nevoeiro.
Depois saiu pel aporta pequena e perdi-lhe o rasto, embora nos últimos tempos tenha aparecido a falar do F.C.Porto e a ver o F.C.Porto.

Um abraço

Nuno disse...

Ainda me lembro do lance como se fosse hoje e ouvir o meu pai comentar o lance com "O que é que aquele gajo vai fazer ?! Passa a bola !!!", tinha ele desaparecido ao defesa escoçês ao fazer um "nó" (bola por um lado e foge por outro na lateral), depois foi vê-lo correr sózinho para a baliza e na saída expontânea de Jim Leighton (o mítico guarda-redes da selecção da escócia) fez-lhe um chapéu monumental ...

Grande momento !

Abraço.