14 de setembro de 2009

Maniche

Nuno Ricardo Oliveira Ribeiro, mais conhecido como Maniche, nasceu no dia 11 de Novembro de 1977 em Lisboa.
Começou a dar os primeiros passos no futebol nas camadas jovens do S.L. Benfica e em 1995/96 estreou-se na equipa principal do clube encarnado. Na temporada seguinte foi emprestado ao F.C. Alverca, onde permaneceu durante três épocas para regressar de novo ao S.L. Benfica em 1999/2000. No início tudo parecia correr bem para o jogador até que começaram a surgir alguns problemas de ordem disciplinar que acabaram por o fazer abandonar o clube lisboeta no final da temporada de 2001/02.
No início da época de 2002/03 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 25 de Agosto de 2002 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e empataram 2-2 com o C.F. Belenenses, num jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 2002/03.
Maniche começou desde logo a ser um dos jogadores mais influentes na equipa orientada por José Mourinho, e nessa primeira temporada com a camisola do F.C. Porto venceu tudo o que tinha para vencer. Campeonato Nacional, Taça de Portugal e a Taça UEFA, que foi sem duvida o momento alto da época.
Para a temporada de 2003/04 a história voltou a repetir-se com mais uma conquista do Campeonato Nacional, uma Supertaça Cândido de Oliveira e a vitória na Liga dos Campeões.
Em 2004/05 Maniche começou por vencer mais uma Supertaça Cândido de Oliveira à qual juntou a Taça Intercontinental, conquistada no Japão ao derrotar o C.D. Once Caldas da Colômbia.
No final dessa época deixou os Dragões. Ao serviço do F.C. Porto, Maniche jogou durante 3 temporadas e foi sempre um dos principais jogadores da equipa. Conquistou 8 Títulos, disputou 125 jogos oficiais e marcou 23 golos.
Em 2005 ingressou no F.K. Dínamo de Moscovo, mas na equipa russa não foi feliz e foi emprestado ao Chelsea F.C. de Inglaterra, onde voltou a encontrar José Mourinho, e onde venceu o Campeonato de Inglaterra e a Supertaça de Inglaterra. Na temporada seguinte transferiu-se para o Atlético de Madrid onde permaneceu durante três temporadas. Pelo meio foi emprestado ao F.C. Inter de Milão a meio da época de 2007/08, ainda a tempo de festejar a conquista do campeonato italiano. Em 2009/10 rumou à Alemanha para ingressar no F.C. Colónia. Regressou a Portugal em 2010/11 para jogar pelo Sporting C.P. tendo deixado o clube de Alvalade no final dessa mesma temporada e decidiu terminar a sua carreira de futebolista.
Maniche representou a Selecção de Portugal por 52 vezes e marcou 7 golos. Esteve presente no Campeonato da Europa de 2004 e no Campeonato do Mundo de 2006.
Em 2013/14 assumiu novas funções ao integrar a equipa técnica do F.C. Paços de Ferreira, como treinador adjunto, acabando por deixar o clube a meio dessa mesma temporada. Em 2016/17 assumiu o mesmo cargo na Académica de Coimbra.
No final de 2017 assumiu o cargo de Presidente da SAD do A.D. Camacha da Madeira.
No dia 25 de Julho de 2014 voltou a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto e a pisar o relvado do Estádio do Dragão para o jogo de despedida e homenagem a Deco.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de Inglaterra
1 Campeonato de Itália
1 Taça de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça de Inglaterra

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Confesso: fui dos que torceu o nariz à vinda do Maniche para o F.C.Porto. Tive de dar o braço a torcer pois ele enqunto esteve no clube, principalmente com Mourinho, foi fundamental para os nossos grandes sucessos. Depois ao ver vários jogadores sairem achou que o F.C.Porto já era pequeno de mais para ele, amuou, deixou de ser o mesmo jogador e csaiu. Ganhou muita 2pasta", mas nunca mais foi o mesmo.

Um abraço

Anónimo disse...

Maniche foi um jogador "à Porto" e peça importante numa brilhante fase de êxitos do FC Porto. Por que razão não foi igual depois de sair do Clube da Invicta? Simplesmente porque o Porto fez dele um grande jogador cujas qualidades, antes e depois, outros desperdiçaram e não souberam gerir.

Saulo disse...

Maniche é bom jogador e fez muita coisa no Porto. principalmente com o Mourinho.

miguel87 disse...

Não me esqueço do primeiro jogo dele que vi nas antas, um amigavel com o Atletico de Madrid em 2002, onde surpreendeu com uma exibição de encher o olho (e o campo) e mostrou o que vinha fazer (principalmente) nas duas épocas que se seguiram.

Anónimo disse...

Teve lampejos de centro campista do melhor que já se viu a nível mundial. raça, crença, arreganho, virtuosismo, remate, entrega.

Gostei muito do maniche de "cabelo curto", antes de ter "envedetado". Fez dois anos explosivos no Porto, em 2003 e 2004. Cabia, na altura, em qualquer clube do Mundo.

Anónimo disse...

Ó Miguel, nesse amigável vencemos por 3-0 e um colega meu, que trabalhava no Jornal OJogo na altura, disse-me de caras: este ano o campeonato está garantidíssimo. Mal sabíamos nós o que viria aí nesses dois anos de SONHO!

Anónimo disse...

Maniche foi um grande jogador, depois de ter saído do Porto nunca teve estabilidade, mas conseguiu uns bons contratos com muitas equipas. Bonita carreira até.

RS