12 de dezembro de 2010

Velez Carneiro

Velez Carneiro nasceu 1898.
Na temporada de 1914/15, inscreveu-se oficialmente no S.C. Espinho onde disputou o campeonato de 3ªs categorias. O seu jogo de estreia foi precisamente contra o Futebol Clube do Porto e saiu derrotado por 1-0.
Em 1920 Ingressou no F.C. Porto e fez parte da equipa que venceu pela primeira vez o S.L. Benfica em Lisboa por 3-2. O primeiro Campeonato de Portugal emerge na época de 1921/22 e Velez Carneiro, que jogava a meio-campo e conforme as crónicas da altura, era um jogador de elevada qualidade, é um dos loureados pela conquista do F.C. Porto.
Ao título de Campeão de Portugal juntou ainda quatro títulos de Campeão do Porto.
No dia 18 de Maio de 1925 foi morto a tiro por Carmindo Ferreira Duarte na Travessa dos Congregados, depois de uma discussão entre os dois. Era na altura um dos ídolos dos Dragões, e isso espelhou-se no seu funeral que foi imponente. Desde a Constituição até ao cemitério de Paranhos, foram muitas as pessoas que se acotovelaram para o ultimo adeus.
No dia 22 de Maio, o “Jornal de Noticias” escrevia: “Muito antes da hora marcada para a saída do féretro já o Campo de Jogos da Constituição regurgitava de pessoas. Depois de dar a volta ao campo, o féretro, conduzido pelos jogadores do team de que o finado fazia parte, foi colocado ao centro do campo, mantendo-se o público em silêncio durante cinco minutos, que foram observados religiosamente. Findo este recolhimento que impressionou, a Direcção do F. C. Porto procedeu à colocação da bandeira do seu clube sobre o féretro. O capitão da equipa, Hall, conduzia sobre uma almofada de cetim preto as medalhas oferecidas ao falecido jogador.”

Palmarés
1 Campeonato de Portugal
4 Campeonatos do Porto

Agradecimento muito especial ao Armando Pinto pela ajuda neste post

7 comentários:

Dragão Azul Forte disse...

Em 28 de Junho de 1925, Viana do Castelo vestiu-se de azul e branco para receber a final do Campeonato de Portugal entre FC Porto e Sporting. Ganharam os portistas, por 2-1, e a equipa dedicou a vitória ao infortunado companheiro Velez Carneiro.
Justa e merecida homenagem,
Um abraço.

dragao vila pouca disse...

Já li esta trágica história e é um episódio marcante.
"Acabaram de matar um jogador da bola...", gritou alguém...

Um abraço

rogério paulo almeida disse...

Nos meus registos, tenho Velez Carneiro com 25 anos à data da sua morte, em 1925...

A data referida (1898) para o seu nascimento está exacta, sem erro?

Parabéns pelo seu trabalho. Muito bom.

Abraço

Anónimo disse...

" Em 28 de Junho de 1925, Viana do Castelo vestiu-se de azul e branco para receber a final do Campeonato de Portugal entre FC Porto e Sporting. Ganharam os portistas, por 2-1 "


Faltavam 12 anos e 6 meses para nascer o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa.

Já ganhavamos...

Paulo Moreira disse...

O Velez Carneiro morreu com 27 anos em 1925. O dia do seu nascimento é que não sei, mas vou tentar descobrir.

João Castro disse...

Antes de mais gostaria de deixar um enorme elogio ao Blog, um espaço que acompanho, é fantástico ter um local de referência na Net que proporciona estas oportunidades de recordar momentos da vida e História do nosso clube ao máximo detalhe.

Em relação á história aqui relatada desconhecia, mas realmente deve ter sido um momento trágico perder assim um jogador e um colega de equipa.

Cumprimentos ao Paulo e a todos os fãs do Estrelas do FC Porto

João Castro
http://somosporto.forumeiro.com/

rogério paulo almeida disse...

Caro Paulo Moreira,

Tenho este registo, penso que retirado do jornal "A Bola":

"Acontecimento trágico

A 17 de Maio de 1925, um acontecimento trágico iria abalar a vida do F. C. Porto. O jogador Velez Carneiro, de 25 anos, num abrasador dia de Domingo, poucas horas depois de ter jogado na Constituição contra o Deportivo da Coruña (3-7), foi assassinado a tiros de pistola na baixa portuense. O crime chocou a Cidade. O corpo do atleta esteve exposto em câmara ardente, na Constituição, durante quatro dias e perante ele desfilaram milhares de portuenses, portistas, jogadores e representantes de todos os clubes. Velez Carneiro tinha entrado no F. C. Porto na época 1918/19 e foi morto a 17 de Maio de 1925.

Em Junho de 1925, Velez Carneiro é homenageado publicamente num jogo entre o F. C. Porto e o Boavista (3-3) realizado na Constituição. O jogo serviria também para a recolha de fundos para a construção do mausoléu do jogador que fora assassinado no mês anterior."

Um abraço