9 de janeiro de 2011

Flávio

Flávio Almeida da Fonseca nasceu no dia 9 de Julho de 1944 em Porto Alegre; Brasil.
Ainda criança, começou por jogar futebol num pequeno clube do seu bairro, até que em 1959 conseguiu entrar para as escolas de formação do S.C. Internacional. Com apenas 17 anos estreou-se na equipa principal do clube de Porto Alegre tendo-se sagrado campeão gaúcho.
Em 1965 rumou ao S.C. Corinthians. Representou o clube de São Paulo durante cinco anos, onde o ponto mais alto aconteceu em 1967 quando foi o melhor marcador do campeonato estadual com 21 golos, tendo assim batido o recorde de Pelé.
Em 1969, Flávio transferiu-se para o Fluminense F.C. e sagrou-se campeão carioca nesse mesmo ano. Ainda venceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1970 e voltou a conquistar o campeonato carioca de 1971. Nesses três anos ao serviço do Fluminense F.C., Flávio marcou 92 golos em 115 partidas.
Na temporada de 1971/72 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A direcção presidida por Afonso Pinto de Magalhães desembolsou 2.375 contos, uma fortuna na época, e foram muitos os adeptos portistas que receberam com euforia o jogador na sua chegada ao aeroporto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 8 de Setembro de 1971 no Estádio Municipal de Tomar, quando os azuis e brancos visitaram e venceram o União de Tomar por 2-0, numa partida a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de 1971/72. foi ainda nesse jogo que Flávio também se estreou nos golos ao abrir o marcador aos 29 minutos de jogo.
Com a camisola do F.C. Porto, Flávio não conquistou nenhum troféu. Nas quatro temporadas que representou os Dragões, formou com Abel a dupla atacante que ainda hoje é recordada por muitos adeptos. Nesse período, Flávio foi por duas vezes o melhor marcador da equipa (1971/72 e 1972/73). Marcou 54 golos e disputou 90 jogos oficiais.
Em 1975 voltou ao Brasil e ao S.C. Internacional ainda a tempo de voltar a ser campeão gaúcho, campeão brasileiro e melhor marcador do campeonato brasileiro.
Em 1977 ingressou no S.C. Pelotas, onde foi o melhor marcador do campeonato gaúcho. Ainda em 1977 mudou-se para o Santos F.C. seguiu-se depois o Figueirense F.C., Brasília F.C. e o Clube Jorge Wilstermann da Bolívia.
Segundo a edição especial “Os Grandes Artilheiros” da revista brasileira “Placar”, Flávio é o 8º maior goleador do mundo com 1.070 golos marcados.

Palmarés
3 Campeonatos Gaúchos
2 Campeonatos Cariocas
1 Campeonato Brasileiro
1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa

6 comentários:

Anónimo disse...

O penúltimo grande ponta de lança clássico (o último seria Jardel) ao serviço do FC Porto, nos últimos... 60 anos:

- Araújo
- Correia Dias
- Monteiro da Costa
- Jaburú
- Teixeira
- Humaitá
- Daucik
- Azumir
- Artur Jorge
- Valdir
- Naftal
- Amauri
- Manuel António
- Djalma
- Flávio
- Gomes
- Rui Águas
- Domingos
- Artur
- Jardel
- Mackartey
- Derlei
- Falcao

..........

Anónimo disse...

............


- Abel
- Lemos
- Kostadinov
- Adriano

dragao vila pouca disse...

Excelente ponta-de-lança, magnífico cabeceador. Jogador fino, elegante, malandreco, no bom sentido. Pena jogar num tempo em que não tinhamos o poder que temos agora...

Um abraço

Anónimo disse...

Um avançado que na época trazia grandes credenciais e criou muitas expectativas, como se viu na recepção que lhe foi prestada. Era realmente bom, mas, apesar de ter tido a boa companhia de um outro bom avançado, o Abel, com quem formou uma dupla de respeito, teve contra, como se sabe, o factor do regime, pois nesse tempo a equipa portista não era inferior aos adversários directos, mas reinava o "costume" ainda...

Manuel Santana disse...

A data de nascimento de Flávio é a 9 de Julho de 1944, e não a 9 de Setembro de 1944

Manuel Santana

Paulo Moreira disse...

Manuel Santana, obrigado pelo reparo.