29 de setembro de 2013

Futebol Clube do Porto - 120 Anos


8 comentários:

Anónimo disse...

Uma data marcante, nomeadamente pela inauguração do museu, que será o que mais ficara para a História.Além da bonita soma de anos alcançada. Porque queremos sempre mais, na medida que vemos o F C Porto como eterno!

Anónimo disse...

Em 1893 Nicolau de Almeida, de facto, fez uma equipa (que jogou com os lisbonenses para a "taça rei d carlos"); mas só esse jogo.

Treze anos depois (1906) aí sim, seria fundado o FUTEBOL CLUBE DO PORTO a 02 de Agosto por JOSÉ MONTEIRO DA COSTA (pelo Grupo Destino) com um primeiro jogo em que cada um jogou com o seu equipamento pessoal (alguns até de vermelho por serem republicanos...)

Depois disso, de facto, seriam optadas as cores da nacionalidade
... o azul e branco, os estatutos e o emblema (o FCP cosido nas camisolas e depois uma bola com estas iniciais)

Gostamos muito de dizer que somos o mais antigo clube de futebol mas não é verdade.

E ganhar ganhar só a partir de 1921/22.

Verdade ou mentira? Perguntem ao senhor pinto da costa de quem nos lembramos a posição sobre isto aquando da decisão em assembleia geral.

Anónimo disse...

Fora do contexto, mas por não ter outra forma...

Um pedido, ao amigo Portista que costuma comentar como ANÓNIMO:

Peço se me contacta, pf, para o meu e-mail (que vou indicar), sem necessitar de se identificar, apenas para eu lhe expor um préstimo que lhe desejo solicitar.

Para ver que não há nada de mal nisto, adianto que será porque queria fazer um artigo (no meu blogue "Memória Portista") sobre determinado tema e não estou a conseguir juntar o material respetivo, para o efeito (que sei que tenho, mas não encontro, ou melhor, tenho entre meu arquivo mas de momento não descubro o paradeiro), e porque sei que o amigo tem algo sobre isso, por uns comentários que em tempo li.

Assim sendo, peço se me pode ajudar, caso possa ceder o que for possível sobre isso.
Peço então se me contacta para

apintolongra@gmail.com


Pode usar um pseudónimo, ou como quizer, desde que me diga que é o anónimo e então eu ter meio de o poder contactar virtualmente.

Obrigado.

Anónimo disse...

« Fora do contexto, mas por não ter outra forma... »


Amigo Armando Pinto:

O quê fora do contexto? O exposto ou o pedido?

A reflectir!

Reconhecemos (desde sempre) a qualidade deste blog pese embora a falta de democracidade.

Mesmo sob a capa do anonimato (que mal há?) sempre que intervimos foi num acto de respeito.

Só que aqui (e na generalidade de blogs clubisticos) o "beija mão" e o "amém amém" foram sempre imunes a critica...

O meu conhecimento perante o amigo é da sua colaboração durante anos e anos no nosso Jornal O Porto (que saudades) de cujos exemplares possúo todos e da própria coleção terei uns bons 80%; são milhares e milhares; aí sim, se escrevia a verdadeira história do FC Porto.

Revista Dragões??? Não comento a não ser que as possúo todas desde o nº 1...

Um abraço!

Anónimo disse...

Viva.
A expressão fora do contexto foi só como abertura, ao texto de formulação do pedido.
Grato pelas suas palavras, aguardo ainda a sua informação para onde o devo contactar, ou se quer que exponha aqui o pedido.
Obrigado.

Anónimo disse...

Ao amigo anónimo:
Afinal não chegou qualquer indicação de contacto, talvez porque até poderia nem ter o que ainda nem indiquei aqui... Ora, desde já agora digo, também passo a dispensar, pois tenho outra pessoa em quem confio a procurar o que pretendo.

Respeitosos cumprimentos.

dragao vila pouca disse...

120 anos, fantástico Museu, grande Pinto da Costa, grande F.C.Porto.
Um dia que PC morra há pessoas que morrem logo de seguida,«. O que os faz viver é o ódio doentio ao presidente do F.C.Porto.

Abraço

Paulo Moreira disse...

Para o "famoso" anónimo:

Eu aceitei o seu comentário porque o Armando Pinto quis fazer chegar a si uma mensagem. Você e como sempre, aproveitou para criticar, mas isto é muito simples.
O amigo Armando Pinto escreveu o seu próprio contacto para você entrar em contacto com ele, por isso não vejo onde está a lógica para você andar diariamente a escrever aqui comentários sobre democracia, sobre história do F.C. Porto, etc.
Já reparei que só você é o dono da verdade e quem tem toda a sabedoria. É pena que não aplique tudo isso em algum local na net para todos os portistas poderem apreciar.