14 de outubro de 2013

Secretário

Carlos Alberto de Oliveira Secretário, nasceu no dia 12 de Maio de 1970 em São João da Madeira.
Depois de ter passado pelos escalões de formação do A.D. Sanjoanense, jogou pelos sub-17 do Sporting C.P. durante uma temporada.
Em 1986/87 Secretário ingressou nos juniores do Futebol Clube do Porto.
Em 1988/89 subiu ao escalão de sénior e foi emprestado ao Gil Vicente F.C.. Nas duas temporadas seguintes e também por empréstimo representou o F.C. Penafiel. Foi depois emprestado ao F.C. Famalicão e ao S.C. Braga.
Na temporada de 1993/94 fixou-se em definitivo no plantel dos Dragões. A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 11 de Setembro de 1993 no Estádio das Antas onde os portistas receberam o F.C. Famalicão, o jogo que ficou empatado 0-0 contou para a 3ª jornada do Campeonato Nacional de 1993/94.
Secretário jogou no F.C. Porto durante dez temporadas. Não foram consecutivas porque na época de 1996/97 foi contratado pelo Real Madrid C.F. tendo vencido o campeonato espanhol dessa temporada.
Nas épocas em que representou os Dragões, Secretário disputou 309 jogos oficiais, marcou 10 golos e conquistou 17 Títulos.
Esteve na conquista da Taça UEFA em 2003 e também na vitória na Liga dos Campeões de 2004, o que foram os maiores troféus que ganhou na sua carreira.
Na época de 2004/05 ingressou no F.C. Maia e terminou a sua carreira no final dessa temporada.
Secretário Foi Internacional por Portugal por 35 vezes e marcou 1 golo. Esteve presente nos Campeonatos da Europa de 1996 e 2000.
Curiosamente foi no F.C. Maia, na temporada de 2007/08, que Secretário se estreou como treinador, passou depois pelo comando do A.D. Lousada, F.C. Arouca, S.C. Salgueiros 08, U.S Lusitanos de França, F.C. Cesarense, em 2018/19 regressou a França para orientar o U.S. Créteil-Lusitanos.
No dia 25 de Julho de 2014 voltou a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto e a pisar o relvado do Estádio do Dragão para o jogo de homenagem e despedida a Deco.

Palmarés
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
6 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de Espanha
5 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira

3 comentários:

Anónimo disse...

Simpático futebolista que atingiu plano de relevo, tendo alcançado lugar cimeiro no plantel do F C Porto e lhe deu asas para ter voado até ao Real Madrid. De grande utilidade e simplicidade de processos, era um defesa que normalmente se portava bem, em termos de jogo jogado, como se costuma dizer. O que diz tudo praticammente, tendo deixado um rasto de admiração nos adeptos.

dragao vila pouca disse...

Um extremo que deu um razoável lateral-direito. Saiu pela porta pequena para jogar no Real, mas ainda conseguiu regressar, o que foi um feito. Na época passada treinou o Salgueiros, esta acho que não está treinar ninguém e talvez por isso esteja gordinho.

Abraço

Penta disse...


deu-me/deu-nos muitas alegrias.
mas (e desde já peço desculpa por tal), de Carlos secretário, para mim e para sempre ficará gravada na memória aquela "assistência" para Beto Acosta...

abr@ço
Miguel | Tomo II