7 de abril de 2014

François Gutkas

François Gutkas foi o oitavo treinador a passar pelo Futebol Clube do Porto.
De nacionalidade austríaca, Gutkas chegou a Portugal em 1936 para orientar os portistas, acabando por o fazer apenas na temporada de 1936/37.
Com a função de treinador também acumulou a de massagista já que era médico de profissão.
Em 33 partidas disputadas nessa época, levou os Dragões à conquista do Campeonato de Portugal, com o F.C. Porto a derrotar o Sporting C.P. por 3-2 na final da competição disputada em Coimbra, no Campo do Arnado no dia 4 de Julho de 1937, isto depois dos portistas terem afastado o Leixões S.C. o Boavista F.C. e o C.F. Belenenses.
Ao título do Campeão de Portugal, juntou também o de Campeão do Porto já que levou os Dragões à vitória no Campeonato do Porto.

Palmarés
1 Campeonato de Portugal
1 Campeonato do Porto

fonte: A Bola

4 comentários:

rogério almeida disse...

Amigo, este não é François Gutkas. Este é Ricardo Machado Pereira, Dirigente do Clube.

Abraço

Anónimo disse...

Dugestão/Pedido:


Foi hoje a enterrar PINTO VIEIRA, com 84 anos, em VN Gaia e lembrado no site do FC Porto.

Poderiam aqui "dizer" quem foi?

Conhecemo-lo nos famnosos jogos de Veteranos que sob a égide do Snr Baltazar (também ele nosso antigo futebolista) promovia há uns 30/40 anos atras.

Foi assim que (ainda) conseguimos ver jogar o grande Ferreirinha por sinal com carreira, como Pinto Vieira, no SC Braga.

Obrigado!

Paulo Moreira disse...

Rogério Almeida obrigado pela correcção. Agora sim a foto é do F. Gurkas.

Anónimo disse...

Pelo que se vê, este espaço é mesmo bom para afirmação da história do F C Porto, num dos modos de captar entre adeptos mais conhecimentos relacionados com a vida do clube. Com mais este nome que, apesar de não ser muito referido, consta verdadeiramente da História Portista.