11 de maio de 2015

Mangala

Eliaquim Hans Mangala nasceu no dia 13 de Fevereiro de 1991 em Colombes na França.
Quando tinha apenas cinco anos de idade foi viver para a Bélgica para a cidade de Namur. Entrou com a mesma idade de cinco anos para as escolas do Athletic Club Lustin, onde ficou durante seis anos, depois mudou-se para o C.S. Wépionnais, onde permaneceu dois anos para de seguida ingressar no U.R. Namur. Em todos esses clubes Mangala jogava como avançado. Em 2007 e quando era ainda Júnior, transferiu-se para o Royal Standard de Liège. Foi precisamente nos Juniores do emblema de Liège que Mangala passou a jogar definitivamente a defesa central. Na temporada de 2008/09 integrou o plantel principal do Standard de Liège e logo nessa temporada conquistou o campeonato da Bélgica e ganhou também a Supertaça da Bélgica, competição que viria a ganhar de novo na época seguinte. Em 2010/11 ajudou a vencer a Taça da Bélgica.
No início da temporada de 2011/12 ingressou no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 18 de Setembro de 2011 no Estádio Municipal de Aveiro onde os portistas empataram 0-0 com o C.D. Feirense, num jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional de 2011/12.
Nos Dragões Mangala esteve durante três temporadas. Ganhou dois Campeonatos Nacionais e três Supertaças Cândido de Oliveira.
Ao serviço do F.C. Porto participou em 96 partidas oficiais e marcou 13 golos.
Mangala chegou como um defesa central jovem e sem grande experiência, saiu três anos depois como um dos defesas centrais mais cobiçados do futebol europeu.
Em 2014/15 rumou a Inglaterra para ingressar no Manchester City F.C., onde venceu a Taça da Liga inglesa de 2015/16. Na temporada seguinte esteve emprestado aos espanhóis do Valencia C.F. mas voltou aos cityzens na época de 2017/18.
Mangala jé representou a Selecção de França por diversas vezes e esteve presente no Campeonato do Mundo de 2014 e no Campeonato da Europa de 2016.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato da Bélgica
1 Taça da Bélgica
1 Taça da Liga (Inglaterra)
3 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Supertaças da Bèlgica

1 comentário:

Tiago B. disse...

Um bom jogador que passou pelo FC Porto e que deixou os cofres da equipa bem recheados, com uma transferência milionária ;)