16 de novembro de 2015

Camilo

Camilo Alves Barros foi um defesa que passou pelo Futebol Clube do Porto nas décadas de 30 e 40.
Depois de ter estado largos anos no S.C. Espinho, e de ter passado pelos Açores, ingressou no F.C. Porto na temporada de 1930/31.
Camilo estreou-se com a camisola dos Dragões no dia 22 de Fevereiro de 1931 numa partida a contar para a 6ª jornada do Campeonato do Porto da temporada de 1930/31, em que os portistas venceram a formação do Sport Progresso por 1-0. Nessa época de 1930/31, Camilo venceu o Campeonato do Porto, competição que voltou a ganhar na temporada seguinte, antes de deixar o F.C. Porto, no entanto regressou aos Dragões em 1934/35 para ser utilizado apenas numa partida a contar para o Campeonato do Porto, prova que mais uma vez ajudou a conquistar.
Pouco depois viu-se obrigado a ser submetido a uma operação a um joelho que o impediu de praticar futebol durante bastante tempo, mais tarde recuperou e começou por dar o seu contributo na equipa de reservas.
Na temporada de 1943/44, Camilo voltou a fazer parte do plantel principal do F.C. Porto, numa época onde voltou a vencer mais um Campeonato do Porto. Na época seguinte voltou a sagrar-se Campeão do Porto.
Em 1945/46, com a lesão do habitual titular, Vitor Guilhar, Camilo teve um papel ainda mais importante na defesa dos portistas, que voltaram a conquistar o Campeonato do Porto.
No final da temporada de 1945/46 deixou o F.C. Porto.

Palmarés
6 Campeonatos do Porto

4 comentários:

ega disse...

Há já muito tempo que o sigo sem nunca o parabenizar por este extraordinário trabalho encetado e que deve orgulhar todos os Portistas, porém hoje e há sempre uma primeira vez, o meu silêncio terminou. Muito bem, que continue.

Paulo Moreira disse...

Obrigado

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do 'ega' parabéns por este excelente trabalho . H. Rocha Açores

Anónimo disse...

Bom dia,

Após alguma pesquisa e alguma curiosidade, resolvi pedir aqui alguma ajuda.
O meu avô, penso ter jogado no FCPorto nos anos 30, de seu nome Camilo.
No entanto pelo nome completo não é este Camilo. O seu nome era Camilo Correia Carvalho e pelo que me foi dito por familiares chamavam-lhe o Leal. Nasceu, salvo erro em 1909.
Alguém pode ajudar? Eventualmente será um lapso da família...

Muito obrigado e é interessante este registo histórico de jogadores antigos.

Parabéns!