11 de janeiro de 2016

Sárria

Guilhermino de Melo Sárria nasceu em Viana do Castelo no ano de 1914.
Ingressou no Futebol Clube do Porto no início da temporada de 1939/40 para fazer parte do plantel comandado por Mihaly Siska.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 12 de Novembro de 1939 no Campo da Constituição, numa partida a contar para o Campeonato do Porto, quando os portistas receberam e venceram o Académico F.C. por 1-0 com o golo a ser apontado por Sárria.
No final dessa mesma época sagrou-se Campeão Nacional, foi assim um dos muitos jogadores que ficaram na história do F.C. Porto pela vitória no terceiro Campeonato Nacional conquistado. Sárria, que jogava a defesa ainda contribuiu com um golo para o triunfo do Título Nacional, foi no jogo da 4ª jornada quando a Académica de Coimbra recebeu e foi derrotada pelos portistas por 2-0, Sárria foi o autor do segundo golo.
Sárria que vestiu a camisola azul e branca durante seis temporadas conquistou ainda por quatro vezes o Campeonato do Porto (1940/41, 1942/43, 1943/44 e 1944/45).
No final da temporada de 1944/45 deixou o F.C. Porto.
Nas seis épocas em que esteve nos Dragões, disputou 69 partidas e apontou 2 golos.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
4 Campeonatos do Porto

2 comentários:

Paulo disse...

Boa tarde,

Esta descrição está correcta. No entanto o Sr. Guilhermino de Melo Sárria, meu avô materno, não era Argentino. Era Português e nascido em Viana do Castelo.

Cumprimentos,
Paulo Sárria Bacelo

Unknown disse...

Curiosamente partilhou Balneário no FC Porto com outro Vianense Maiato neste caso o meu avô Paterno ;).