28 de novembro de 2016

Adriano

Adriano Vieira Louzada, nasceu no dia 3 de Janeiro de 1979 em Rio Branco, capital do estado do Acre, Brasil.
Depois de ter passado pelos escalões de formação do A.C. Juventus, ingressou no plantel principal do clube da sua terra no ano de 1997. Ainda no decorrer desse ano, transferiu-se para o Associação Portuguesa de Desportos, onde jogou até 1998 altura em que mudou de ares e passou a vestir a camisola do A.A. Flamengo de São Paulo. No ano seguinte voltou ao A. Portuguesa de Desportos e logo depois teve uma breve passagem pelo Botafogo F.C. de Ribeirão Preto. Em 2000 transferiu-se para o S.E. Palmeiras, onde esteve até 2002, no entanto ainda teve uma rápida passagem pelo E.C. Vitória de Salvador. No inicio da temporada de 2002/03 rumou a Portugal para representar o C.D. Nacional. No emblema da ilha da Madeira, Adriano passou a ser um dos melhores avançados do futebol portugues mas acabou por regressar ao Brasil em 2005 para defender as cores do Cruzeiro E.C.
Em Janeiro de 2006 volta a Portugal para ingressar no Futebol Clube do Porto.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 21 desse mesmo mês de Janiro, quando os portistas receberam e venceram no Estádio do Dragão o Associação Naval 1º de Maio por 1-0, num jogo a contar para a 19ª jornada do Campeonato Nacional de 2005/06. Já o primeiro golo que apontou com a camisola azul e branca foi no dia 11 de Fevereiro de 2006 na visita ao Estádio do Restelo onde os Dragões venceram o C.F. Belenenses por 2-0 com ambos os golos a serem marcados por Adriano, numa partida que valeu para a 22ª jornada do Campeonato Nacional.
Adriano esteve quatro épocas ao serviço do F.C. Porto. Nesse período sagrou-se por quatro vezes Campeão Nacional, conquistou por uma vez a Taça de Portugal (onde foi o autor do único golo na final dessa competição, na época de 2005/06) e venceu a Supertaça Cândido de Oliveira de 2006, onde também apontou um golo dos três que os portistas marcaram ao derrotarem o V. Setúbal.
Em 2009 transferiu-se para o S.C. Braga mas não foi feliz no clube bracarense e mais uma vez regressou ao Brasil onde jogou no Sport Club do Recife e depois no E.C. Santo André. Voltou mais uma vez a Portugal, na época de 2011/12, para representar o U.D. Oliveirense, que na altura disputava a 2ª Liga. Em 2013 regressou novamente ao Brasil onde foi jogar no Grémio Barueri. Passou mais tarde pelo Rio Branco F.C., Galvez E.C., Atlético Acreano e em 2016 regressou ao Rio Branco F.C.

Palmarés
4 Campeonatos Nacionais (1ª Divisão)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: