31 de julho de 2017

Helton

Helton da Silva Arruda nasceu no dia 18 de Maio de 1978 em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro; Brasil.
Ainda criança, tentou entrar para as escolas de formação de vários clubes como o Fluminense F.C. ou o C.R. Flamengo. No clube tricolor do Rio de Janeiro, foram as dificuldades financeiras que o impediram de participar nos treinos, enquanto que no emblema rubro-negro carioca, foi um acidente, uma queda quando subiu a uma árvore (jamelão) e que o obrigou a um ano de repouso. Depois disso conseguiu entrar para os infantis do São Cristóvão F.R. Já nos juvenis, mudou de clube e passou a defender a camisola do C.R. Vasco da Gama, até que em 2000 passou a fazer parte do plantel principal do gigante da colina. Ainda esteve na conquista do campeonato brasileiro de 2000 e na vitória da Copa Mercosul, também em 2000.
No verão de 2002 chega a Portugal para ingressar no U.D. Leiria.
No clube da cidade do Lis, Helton esteve durante três temporadas tendo disputado 82 partidas oficiais e onde começou a chamar a atenção dos principais clubes portugueses devido as suas excelentes exibições.
No início da temporada de 2005/06 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
A estreia oficial com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 11 de Janeiro de 2006 na Figueira da Foz, quando os portistas derrotaram a Associação Naval 1º de Maio por 2-1, numa partida a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal da temporada de 2005/06, uma competição que Helton ajudou a vencer, assim como o Campeonato Nacional depois de conquistar a titularidade a Vítor Baía.
Helton representou o F.C. Porto durante onze épocas. Disputou 334 jogos oficiais e venceu dezoito títulos. Ganhou a Supertaça Cândido de Oliveira por seis vezes, conquistou a Taça de Portugal por quatro ocasiões, sagrou-se Campeão Nacional por sete vezes e venceu a Liga Europa em 2011.
Mas não foram só alegrias e bons momentos. Em Março de 2014 sofreu uma lesão grave que o afastou dos revaldos durante largos meses, no entanto recuperou e voltou à baliza do F.C. Porto e mostrou que continuava com a mesma qualidade de sempre.
Na temporada de 2015/16, com a chegada de Iker Casillas, Helton passou a suplente. Continuou a mostrar ser um grande guarda-redes sempre que foi chamado a defender a baliza dos Dragões, mas essa foi a sua última época ao serviço do F.C. Porto.

Palmarés
1 Liga Europa
1 Copa Mercosul
7 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato do Brasil
4 Taças de Portugal
6 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: