22 de julho de 2019

Peixe

Emílio Manuel Delgado Peixe nasceu no dia 16 de Janeiro de 1973 na Nazaré.
Foi no G.D. Os Nazarenos, que começou a jogar futebol quando contava dez anos de idade, esteve três anos no clube da sua terra até que em 1986 rumou ao Sporting C.P.. No clube de Alvalade fez toda a sua formação de jogador e depois de ter passado por todos os escalões de futebol júnior integrou o plantel principal dos Leões na temporada de 1991/92. Permaneceu seis épocas no clube leonino, com um empréstimo de meio ano ao Sevilha F.C. em 1995. Ao serviço do Sporting C.P. conquistou a Taça de Portugal na temporada de 1994/95 e também a Supertaça Cândido de Oliveira em 1995.
Na época de 1997/98 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões teve lugar no Estádio das Antas no dia 10 de Maio de 1998 quando os portistas receberam e venceram o S.C. Salgueiros por 7-2, num jogo a contar para a 33ª jornada do Campeonato Nacional de 1997/98. Peixe entrou ao 70 minutos de jogo para o lugar de Doriva e apenas disputou esses 20 minutos no campeonato mas foi o bastante para se sagrar Campeão Nacional.
Quanto aos golos, Peixe apenas marcou um nas quatro temporadas em que jogou de azul e branco. Esse golo aconteceu no jogo da 25ª jornada do Campeonato Nacional de 1998/99 quando o F.C. Porto recebeu no Estádio das Antas o U.D. Leiria e venceu por 3-1, Peixe apontou o terceiro golo dos Dragões ao 82 minutos com um remate quase do meio campo.
Peixe esteve quatro temporadas ao serviço do F.C. Porto e venceu por duas vezes o Campeonato Nacional, conquistou também duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Apesar de não ter sido um titular indiscutível foi sempre um jogador que cumpriu e que dava solidez ao meio-campo portista e deixou o seu nome no plantel que conquistou o Penta-Campeonato.
Em 2001/02 transferiu-se para o F.C. Alverca. Na temporada seguinte ingressou no S.L. Benfica e em 2003/04 rumou ao U.D. Leiria onde fez quatro jogos e deu por terminada a sua carreira de futebolista no final dessa época.
Peixe foi internacional por Portugal e disputou 12 jogos oficiais com a camisola das Quinas. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de 1996 onde participou em 5 partidas.
Em 2008 Peixe foi convidado pela Federação Portuguesa de Futebol a assumir o comando técnico dos juniores sub-15. Mais de dez anos depois, mantem-se como treinador ao serviço da F.P.F. onde já passou por vários escalões da formação.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: