27 de janeiro de 2020

Acácio

Acácio António Duarte Carneiro nasceu no dia 30 de Setembro de 1944 no Porto.
Acácio começou por jogar futebol nos juniores do Futebol Clube do Porto e no final da temporada de 1962/63 passou a sénior. Esteve na época seguinte no plantel portista mas acabou por não ser utilizado pelo treinador Janos Kalmar, nem pelo seu sucessor o brasileiro Otto Glória. Em 1964/65, Acácio ruma a Santa Maria da Feira para jogar no C.D. Feirense. Na temporada seguinte ingressou no F.C. Tirsense, tendo defendido o emblema de Santo Tirso durante três anos.
No início da época de 1968/69 regressa ao F.C. Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 18 de Setembro de 1968 no Estádio Ninian Park, no País de Gales onde os portistas defrontaram e empataram com o Cardiff City F.C. a 2-2, numa partida que contou para a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Vencedores das Taças de 1968/69. No jogo da 2ª mão, quinze dias mais tarde, os portistas carimbaram a passagem à eliminatória seguinte depois de uma vitória por 2-1 no Estádio das Antas.
Nessa temporada de 1968/69, Acácio disputou 8 jogos oficiais, sendo 5 a contar para o Campeonato Nacional, 2 nas competições europeias e 1 na Taça de Portugal.
Na época seguinte, Acácio disputou o mesmo número de jogos oficiais; 6 para o Campeonato Nacional, 1 nas provas europeias e 1 na Taça de Portugal.
Acácio esteve duas temporadas ao serviço do F.C. Porto, tendo disputado 16 jogos oficiais. Apesar de não ter conseguido conquistar nenhum título teve alguns bons motivos para recordar na sua passagem pelo F.C. Porto, como aconteceu no dia 25 de Janeiro de 1970 quando os Dragões viajaram até ao Brasil para participarem no jogo inaugural do novo Estádio do São Paulo F.C., o Estádio Cícero Pompeu de Toledo. O jogo terminou com um empate 1-1 mas foi o portista Vieira Nunes a marcar o primeiro golo de sempre naquele recinto.
Na temporada de 1970/71, Acácio foi contratado pelo Varzim S.C.. Na época seguinte rumou ao G.D. Chaves. Em 1972/73 passou a vestir a camisola do S.C. Espinho e depois de três temporadas a jogar nos tigres da costa verde colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.

Sem comentários: