6 de abril de 2020

Szabo Júnior

José Szabo Júnior nasceu no dia 16 de Outubro de 1926 em Viena na Áustria.
O seu pai, Joseph Szabo, foi jogador e treinador do Futebol Clube do Porto e em ambas as funções sagrou-se Campeão Nacional.
Foi precisamente nos Dragões que Szabo júnior começou a sua carreira de futebolista, actuando como guarda-redes, ainda com 19 anos de idade.
A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 23 de Setembro de 1945 no Campo da Constituição, onde os portistas receberam o Boavista F.C. que foi mais feliz e venceu por 4-0, uma partida que contou para a jornada inaugural do Campeonato do Porto da época de 1945/46.
Apesar da derrota no jogo da 1ª jornada, o F.C. Porto acabou por sagrar-se Campeão do Porto e assim Szabo Júnior conquistava também o seu primeiro título ao serviço dos Dragões.
Participou em quatro partidas do Campeonato Nacional de 1945/46.
Nessa temporada, que foi a única em que representou o F.C. Porto, Szabo Júnior foi utilizado em 5 partidas oficiais e conquistou 1 título.
Na época seguinte rumou a Académica de Coimbra. Em 1947/48 transferiu-se para o S.C. Olhanense onde jogou apenas sete vezes.
Szabo Júnior era uma promessa mas o destino pregou-lhe uma partida. Sofreu um atropelamento que lhe acabou com a carreira.

Palmarés
1 Campeonato do Porto

Sem comentários: