24 de abril de 2017

Abel Aquino

Abel Aquino foi um futebolista que passou pelo Futebol Clube do Porto no início do século XX.
Oriundo de uma família que possuía um negócio de películas na rua de Santa Catarina, Abel Aquino vestiu a camisola azul e branca dos Dragões nas 4ª e 2ª categorias onde chegou ainda a desempenhar o cargo de massagista (igual função teve na Federação Portuguesa de Futebol, onde se estreou no dia 19 de Março de 1934).
Abel Aquino passou depois a desempenhar, talvez a sua mais importante tarefa ao serviço do F.C. Porto, quando ainda na década de dez do século passado criou as escolas de formação. Os resultados não demoraram a aparecer e os jovens portistas venceram o Campeonato de Infantis da Associação de Futebol do Porto na temporada de 1923/24, o que foi o primeiro título oficial do clube em provas de formação e que valeu a Abel Aquino a honra de se tornar Sócio Honorário do F.C. Porto.
Jogadores como, Waldemar Mota, Acácio Mesquita, Lopes Carneiro e muitos outros, passaram pelos ensinamentos de Abel Aquino que lhes incutia disciplina, responsabilidade para além de terem de cumprir um código de condução de vida onde não podiam faltar as boas notas escolares, regras de higiene e educação.
Abel Aquino descobriu e formou jogadores até a década de 1940.

1 comentário:

cfbelenenses disse...

Por favor pode addicionar nos seus links o meu site:

http://www.footlive.com/

livescore football
Saudações portistas