16 de janeiro de 2022

Stéphane Paille

Stéphane Christophe Paille, nasceu no dia 27 de Junho de 1965 em Scionzier, França.
Com oito anos de idade começou a jogar futebol no U.S. Manaz, um pequeno clube da sua terra natal. Em 1979, mudou de ares e viajou para o norte de França, para jogar no C.S. Thonon. Dois anos depois, voltou a trocar de clube e ingressou no F.C. Sochaux, onde finalizou a sua formação de futebolista e ascendeu à categoria de sénior, integrando o plantel principal do clube de Montbéliard na temporada de 1981/82. Stéphane Paille defendeu as cores do F.C. Sochaux durante oito épocas e nesse período conquistou, em 1982/83, a Taça Gambardella (Uma competição de futebol realizada anualmente em França, desde 1954/55, no principal campeonato de juniores e que é disputada apenas por jogadores com idade de até 19 anos), e o Campeonato da 2ª Liga em 1987/88. Em Julho de 1989 transferiu-se para o Montpellier S.C. onde formou a dupla atacante com o seu compatriota Éric Cantona, no entanto a estadia em Montpellier durou pouco e em Dezembro desse mesmo ano rumou a Bordeaux, tendo defendido as cores do F.C. Girondins de Bordeaux até Maio do ano seguinte.
No início da temporada de 1990/91, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 7 de Agosto de 1990, no Estádio José Gomes, onde os portistas defrontaram o C.F. Estrela da Amadora, no jogo da 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira, em que o clube da Reboleira venceu por 2-1.
Sete dias depois, na partida da 2ª mão disputada no Estádio das Antas, Stéphane Paille marcou o seu primeiro golo de Dragão ao peito, aos 8 minutos de jogo, e abriu o caminho para a vitória do F.C. Porto sobre o C.F. Estrela da Amadora por 3-0 e assim o avançado gaulês conquistou o seu primeiro título em solo português.
Um mês mais tarde, Paille bisou pela primeira vez na vitória dos portistas por 5-0 sobre o Portadown F.C., no jogo da 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Quinze dias depois, na Irlanda do Norte, o F.C. Porto venceu por 8-1 e Paille voltou a bisar.
Nos jogos que se seguiram, Paille marcou quatro golos no Campeonato Nacional, na vitória do F.C. Porto sobre o F.C. Penafiel, F.C. Famalicão, S.C. Marítimo e V. Guimarães e apontou o único golo do jogo dos dezasseis avos de final da Taça de Portugal no Complexo Desportivo Monte da Forca, onde os portistas defrontaram o S.C. Vila Real. O F.C. O Porto viria a vencer a Taça de Portugal e assim Paille conquistava o seu segundo título de Dragão ao peito.
Stéphane Paille, que se tornou o primeiro futebolista francês a marcar golo na história dos azuis e brancos, esteve apenas uma época ao serviço dos Dragões. Disputou 26 jogos oficiais, marcou 10 golos e conquistou 2 títulos.
Em 1991/92, Paille regressou a França para jogar no S.M. Caen. Em 1993/94, voltou ao F.C. Girondins de Bordeaux. Na época seguinte passou pelo O. Lyon e pelos suíços do Servette F.C.. Voltou a França em 1995 para representar o F.C. Mulhouse da 2ª Divisão. Em 1996/97, viajou para a Escócia onde vestiu a camisola do Hearts F.C., tendo colocado um ponto final na sua carreira de futebolista no fim dessa temporada.
Em 1999, regressou ao F.C. Sochaux para assumir o cargo de treinador da equipa B. Passou depois pelo Besançon R.C., R.C. Paris, Angers S.C.O., A.S. Cannes, Evian T.G.. Em 2011 foi contactado por Zinedine Zidane, seu antigo companheiro de equipa no F.C. Girondins de Bordeaux, para integrar o departamento de Scouting dos espanhóis do Real Madrid C.F.. Em 2013, regressou a França para assumir o comando técnico do A.S. Minguettes Vénissieux. Em 2014/15, rumou à Argélia para treinar o J.S.M. Béjaïa.
Stéphane Paille faleceu no dia 27 de Junho de 2017, precisamente no dia em que completava 52 anos de idade, vítima de cancro.

Palmarés
1 Campeonato Francês 2ª Divisão
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Taça Gambardella

Sem comentários: