31 de julho de 2022

Kazmierczak

Przemysław Tadeusz Kazmierczak nasceu no dia 5 de Maio de 1982 em Leczyca, Polónia.
Depois de ter passado por todos os escalões de formação do L.K.S. Lodz, Kazmierczak ascendeu à categoria de sénior no ano de 2000 e foi no K.S. Concordia Piotrków Trybunalski que iniciou a sua carreira de futebolista profissional, onde jogou durante três temporadas, tendo tido uma breve passagem pelo K.S. Gornik Leczna por empréstimo. Na temporada de 2003/04, ingressou no Pogoń Szczecin S.A. , clube que representou durante três épocas e onde começou a mostrar as suas qualidades que lhe valeram a chamada, por diversas vezes, à seleção da Polónia. Em 2006/07, deixou o seu país e viajou até Portugal para jogar no Boavista F.C.
No início da temporada de 2007/08 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 11 de Agosto de 2007, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, onde os portistas defrontaram o Sporting C.P. na partida da Supertaça Cândido de Oliveira, jogo que os lisboetas venceram por 1-0. Kazmierczak começou a partida como suplente, mas aos 75 minutos substituiu Marek Cech.
Com a camisola do F.C. Porto, Kazmierczak apenas marcou um golo. Foi no Campo de Jogos de Abegoaria, no dia 10 de Fevereiro de 2008, onde os Dragões visitaram e venceram por 4-0 o Sertanense F.C., numa partida que valeu para os Oitavos-de-Final da Taça de Portugal, com o médio polaco a apontar o terceiro golo do jogo, aos 45 minutos.
Apesar de não ter sido um dos habituais titulares da equipa orientada pelo treinador Jesualdo Ferreira, Kazmierczak disputou dezanove jogos oficiais, divididos entre o Campeonato Nacional, Supertaça Cândido de Oliveira, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. No final dessa temporada de 2007/08, sagrou-se Campeão Nacional.
Na época seguinte foi emprestado aos ingleses do Derby County F.C. e em 2009/10 regressou a Portugal para vestir a camisola do V. Setúbal. Em Agosto de 2010, voltou à Polónia, tendo sido contratado pelo K.S. Slask Wroclaw, clube pelo qual venceu o campeonato polaco na temporada de 2011/12 e a Supertaça da Polónia de 2012. Em 2014/15, regressou ao K.S. Gornik Leczna, clube onde terminou a sua carreira de futebolista nessa mesma época.
Kazmierczak foi internacional pela Polónia, tendo representado a seleção polaca por 12 vezes e marcado um golo.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato da Polónia
1 Supertaça da Polónia

Sem comentários: