29 de julho de 2019

Maciel

Maciel Lima Barbosa da Cunha nasceu no dia 29 de Novembro de 1978 em Caxias do Sul, Brasil.
Começou por jogar futebol ainda criança no E.C. Guarani. Passou depois pelo Ituano F.C., União São João Esporte Clube, mais conhecido como União São João de Araras, Bangu A.C. e Volta Redonda F.C., onde se estreou como sénior.
No verão de 2001 chegou a Portugal para jogar no União Desportivo de Leiria. O Clube da cidade do Lis era treinado na época por José Mourinho. Maciel esteve duas temporadas e meia nos leirienses onde foi sempre um dos jogadores mais importantes e quase sempre titular. E não tardou a que os grandes clubes de Portugal mostrassem interesse nos seus serviços.
Em Janeiro de 2004 foi contratado pelo F.C. Porto.
Nos azuis e brancos reencontrou José Mourinho, que foi o principal responsável pela sua contratação e também vários jogadores que tinham sido seus companheiros no U.D. Leiria, como: Derlei, Tiago, Nuno Valente e Hugo Almeida.
A estreia de Maciel com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 10 de Janeiro de 2004 em Paços de Ferreira onde os portistas derrotaram a equipa local por 2-0 no Estádio da Mata Real, numa partida que contou para a 17ª jornada do Campeonato Nacional de 2003/04.
Na jornada seguinte e sete dias depois, os azuis e brancos voltaram a jogar como visitante e defrontaram o S.C. Braga que venceram por 3-0 com Maciel a marcar o seu primeiro golo de Dragão ao peito ao ser o autor do segundo tento.
No final dessa época, Maciel sagrou-se Campeão Nacional e viu os seus companheiros a serem Campeões Europeus, um título onde não pôde contribuir pois já tinha jogado pelo U.D. Leiria na Taça UEFA, ainda assim teve direito a medalha de Campeão Europeu oferecida pelo Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Mesmo sem ter participado na caminhada vitoriosa Maciel era um dos mais felizes, como mais tarde recordou: “Nesse dia tinha comentado com o Carlos Alberto que ele ia fazer um golo. Via-se na cara de cada jogador que poderia vir qualquer clube. Naquele dia, não tinha como sairmos de lá sem o título. Vi o jogo na bancada e depois, fui para dentro do campo. Abrimos champanhe. Foi um sonho. Nem dava para distinguir quem jogou de quem não jogou. A felicidade era a mesma. O Jorge Costa e o Vítor Baía estavam em final de carreira e via-se a alegria deles de ser a última coisa que poderiam conquistar depois de já terem ganho tudo”.
Na temporada seguinte começou por vencer a Supertaça Cândido de Oliveira, com o F.C. Porto a vencer o S.L. Benfica por 1-0 no Estádio Municipal de Coimbra em Agosto de 2004. Depois apenas participou em duas partidas, uma a contar para o Campeonato Nacional e a outra para a Taça de Portugal.
Maciel esteve um ano ao serviço do F.C. Porto. Participou em 23 jogos oficiais, marcou 3 golos e conquistou 2 títulos. Fica na história de um dos melhores planteis dos Dragões.
Em 2005 regressa ao Brasil para jogar, por empréstimo, no C.A. Paranaense. Na temporada de 2005/06 e ainda emprestado volta ao U.D. Leiria e na época seguinte e de novo por empréstimo ingressa no S.C. Braga. Em 2007/08 é contratado de novo pelo U.D. Leiria onde disputa 13 partidas oficiais e é transferido para os gregos do A.C. Skoda Xanthi, mas a felicidade não o acompanhou e depois de 4 jogos realizados decide regressar ao Brasil em definitivo, onde jogou em clubes de menor dimensão entre o ano de 2008 e 2015, ano em que colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: