14 de março de 2010

Campo da Constituição


O Campo da Constituição foi o segundo recinto do Futebol Clube do Porto, que foi inaugurado no dia 1 de Janeiro de 1913.
Na assembleia-geral do dia 12 de Julho de 1912 foi dado o aval para a construção do campo, num terreno alugado por 350 escudos por ano.
A sede do clube passou a funcionar na Constituição em Novembro de 1912, e apesar da data de inauguração ter sido no dia 1 de Janeiro de 1913, a inauguração oficial foi entre os dias 26 e 28 do mesmo mês.
Em 1914 foi inaugurado no mesmo espaço um ringue de patinagem, que deu lugar a um campo de ténis, três anos mais tarde.
Com o decorrer dos anos e com o crescimento do Futebol Clube do Porto, o Campo da Constituição acabou por ser insuficiente para as necessidades do clube que por diversas vezes teve que recorrer ao Estádio do Lima.
Durante quase meio século, o Campo da Constituição foi palco de encontros inesquecíveis. Por lá passaram o R.C. Celta de Vigo, Real Madrid F.C., Real Múrcia C.F., R.C. Deportiva Corunha (entre outros), sempre com muitas histórias para contar.
Em 1952 o F.C. Porto passou para o novo Estádio das Antas. No entanto o Campo da Constituição nunca deixou de servir o clube.
Durante anos a fio foi “berço dos mais jovens talentos futebolísticos” e assistiu-se, no seu primeiro ringue de cimento, a grandes duelos de hóquei em patins, voleibol, andebol e basquetebol, tudo modalidades de casa sempre cheia.
Seguindo a máxima de que na vida “nada se perde, tudo se transforma” o velhinho Campo da Constituição de piso poeirento e bancadas de madeira, transformou-se numa moderna Constituição, onde continua a desempenhar na plenitude, o seu papel primordial de tantos anos, que é o de servir o futebol de formação e as escolas de futebol Dragon Force.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já leram no semanário GrandePorto as noticias sobre o FCP ?

Nortenho e portuense que se prese lê o GrandePorto.


A remodelação levada a cabo na Constituição é credora de todos os elogios.

dragao vila pouca disse...

Quem o viu e quem o vê.

Tanta história, tantas conquistas, tantas manhãs e tardes de fervor clubístico, com futebol, mas também com Andebol de onze e Hóquei em Campo. Passou o seu tempo, detiorou-se, esteve abandonado, ou pelo menos muito estragado e agora, é um espaço fantástico, uma fábrica de jovens talentos, alguns que poderão dizer eu fiz-me craque na Constituição.

Um abraço

Kit FIFA 07 disse...

Olá Paulo Moreira,

Obrigado pelos Elogios ao meu Blog

Kitsfifa07.blogspot.com

Parabéns pelo Blog do Sobre o Porto, é bom saber mais sobre as equipes do Pais-mãe

Abraços do Brasil

Anónimo disse...

memórias e saudade.