16 de março de 2020

Júlio

Júlio Carlos da Costa Augusto nasceu no dia 26 de Março de 1953 no Porto.
Foi no Ramaldense F.C. que começou a jogar futebol. As boas exibições e principalmente os golos que ia marcando começaram a ser motivo de atenção dos responsáveis dos principais clubes da cidade do Porto e não só e assim foi sem surpresa que em 1971 ingressou nos juniores do Futebol Clube do Porto, vencendo logo nesse ano o Campeonato Nacional de Juniores.
Na temporada de 1971/72 integrou o plantel principal dos Dragões.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 7 de Maio de 1972 no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, onde os portistas perderam 1-0 com o G.D. CUF, num jogo que contou para a 27ª jornada do Campeonato Nacional de 1971/72. Júlio entrou aos 84 minutos a substituir Lemos.
Nessa temporada apenas disputou três partidas, todas a contar para o campeonato.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito apareceu apenas na temporada de 1973/74. Foi no jogo da 21ª jornada do campeonato nacional, quando no Estádio Mário Duarte o F.C. Porto venceu por 2-1 o S.C. Beira-Mar. Júlio saiu do banco aos 75 minutos a substituir Marco Aurélio e aos 82 minutos apontou o segundo golo dos azuis e brancos.
Júlio manteve-se nas Antas até a época de 1976/77 e no final dessa temporada conquistou a Taça de Portugal.
No ano seguinte rumou ao Varzim S.C. onde disputou 27 jogos e marcou 13 golos.
Em 1978/79 transferiu-se para o Boavista F.C. e logo nessa época voltou a conquistar a Taça de Portugal. Na final contra o Sporting C.P., foi ele que marcou o golo que ditou o empate 1-1 no final do jogo e assim foi necessário disputar a finalíssima e mais uma vez foi Júlio o homem do jogo ao marcar o golo da vitória dos axadrezados.
Na temporada seguinte e ainda ao serviço dos boavisteiros, Júlio começou a época a vencer a Supertaça Cândido de Oliveira. Foi ele o autor dos dois golos com que o Boavista F.C. venceu o F.C. Porto no Estádio das Antas por 2-1.
Foram três épocas a representar o clube do Bessa e onde Júlio voltou a mostrar ser um goleador. Nos 96 jogos disputados marcou 46 golos.
Em 1981/82 Júlio regressou ao F.C. Porto mas nunca foi primeira opção e nos 16 jogos em que foi utilizado, só por três vezes conseguiu marcar. Valeu a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira.
Na época seguinte foram só seis as vezes que vestiu a camisola azul e branca, com três golos apontados.
Foi no dia 8 de Dezembro de 1982, no Estádio Municipal de Coimbra, no jogo relativo aos 32 anos-de-final da Taça de Portugal de 1982/83 contra o C.F. União de Coimbra que jogou de Dragão ao peito pela última vez. Os portistas venceram por 4-0 e foi ele o autor do último golo.
Júlio esteve durante oito temporadas ao serviço do F.C. Porto. Disputou 76 jogos oficiais, marcou 18 golos e conquistou 2 títulos (1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira).
Em 1983/84 ingressou no V. Guimarães. Na época seguinte transferiu-se para o Portimonense S.C.. Em 1985/86 vestiu a camisola do S.C. Salgueiros e foi no clube de Paranhos que terminou a sua carreira de futebolista.

Palmarés
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: