5 de setembro de 2021

Casagrande

Walter Casagrande Junior nasceu no dia 15 de Abril de 1963 em São Paulo, Brasil.
Depois de ter passado pelos escalões de formação do S.C. Corinthians Paulista, Casagrande ascendeu à categoria de sénior no ano de 1981, com 18 anos. Esteve, durante um ano, cedido ao A.A. Caldense mas regressou ao emblema de Tatuapé em 1982. Depois de três anos com a camisola do S.C. Corinthians Paulista, onde conquistou o título de Campeão Paulista em 1982 e em 1983, tendo-se mostrado um jogador de elevada qualidade técnica mas também com um estilo de vida descontraído, Casagrande desentendeu-se com o treinador Jorge Vieira e foi emprestado ao São Paulo F.C., onde jogou durante meio ano. Em 1985, voltou ao S.C. Corinthians Paulista e continuou a mostrar toda a sua categoria, o que começou a despertar o interesse de vários clubes europeus.
Em Janeiro de 1987, Casagrande foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A primeira vez que vestiu a camisola dos Dragões foi no dia 11 de Janeiro de 1987, no Estádio das Antas, onde os portistas receberam e empataram 2-2 com o V. Guimarães, num jogo a contar para a 17ª jornada do Campeonato Nacional de 1986/87. Casagrande foi titular e apontou o seu primeiro golo de Dragão ao peito aos 66 minutos, marcando o segundo golo do F.C. Porto no jogo.
Sete dias depois, os Dragões receberam o G.D. Samora Correia para a Taça de Portugal e venceram por 5-0. Casagrande voltou a jogar de início e marcou o segundo golo do encontro.
Depois de ter disputado mais três partidas no campeonato nacional, jogou pela primeira vez na Taça dos Clubes Campeões Europeus quando o F.C. Porto disputou os quartos-de-final com os dinamarqueses do Brondby I.F.. No jogo da 1ª mão, no Estádio das Antas, Casagrande foi a jogo aos 46 minutos ao substituir António Sousa e ajudou os portistas a conquistar uma difícil vitória por 1-0. No jogo da 2ª mão, no Blue Water Arena, Casagrande voltou a ser titular. Aos 20 minutos, numa bola dividida com John Jensen, o avançado brasileiro sofreu uma grave lesão que o afastou dos relvados durante dois meses. Regressou à competição no dia 24 de Maio, em Faro, onde os portistas defrontaram o S.C. Farense, três dias antes da Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus contra os alemães do F.C. Bayern Munique e que o F.C. Porto venceu por 2-1. Apesar de não ter saído do banco de suplentes nessa partida da final, Casagrande sagrou-se Campeão Europeu.
Quatro dias após ter conquistado o seu primeiro grande título no futebol, Casagrande disputou o seu último jogo de Dragão ao peito em pleno Estádio das Antas, onde o F.C. Porto recebeu e venceu o O Elvas C.A.D. por 6-0, na derradeira partida do campeonato nacional.
Durante o meio ano em que esteve ao serviço do F.C. Porto, Casagrande disputou 9 jogos oficiais, marcou 2 golos e conquistou 1 título.
Depois de deixar os Dragões, Casagrande rumou a Itália onde representou o Ascoli F.C. entre 1987 e 1991 e o Torino F.C. durante um ano e meio, tendo conquistado a Taça de Itália na época de 1992/93. Ainda em 1993, regressou ao Brasil para vestir a camisola do C.R. Flamengo, S.C. Corinthians Paulista, Paulista F.C. e A.A. São Francisco, clube onde terminou a sua carreira de futebolista no ano de 1996.
Casagrande foi internacional pelo Brasil. Vestiu a camisola da seleção canarinha por 19 vezes, marcou 8 golos e esteve presente no Campeonato do Mundo de Futebol em 1986.

Palmarés
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus / Liga dos Campeões
2 Campeonatos Paulistas
1 Taça de Itália

Sem comentários: