20 de fevereiro de 2022

Jorge Plácido

Jorge Manuel Plácido Bravo da Costa nasceu no dia 19 de Junho de 1964 em Luanda, Angola.
Em 1975, deixou as terras angolanas para trás e rumou a Portugal. Ainda durante esse ano entrou para as escolas do Sporting C.P., mas no ano seguinte regressou a Angola para voltar a Portugal em 1977, tendo passado a viver na cidade do Barreiro e pouco tempo depois ingressou nas escolas do F.C. Barreirense. No ano seguinte, mudou de ares e passou a jogar no Amora F.C., onde ascendeu à categoria de sénior em 1981, tendo permanecido no emblema amorense em 1982/83. Na época seguinte, Jorge Plácido transferiu-se para o V. Setúbal, vestindo a camisola dos sadinos durante duas temporadas e onde foi um dos jogadores mais utilizados pelo técnico sadino, Manuel de Oliveira. Em 1985/86, rumou ao G.D. Chaves, onde esteve duas épocas, tendo voltado a ser um dos jogadores mais importantes e mais utilizados do plantel orientado pelo treinador Raúl Águas e ajudou a levar o clube flaviense pela primeira vez às competições europeias.
No início da temporada de 1987/88 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 6 de Setembro de 1987, no Estádio das Antas, onde os portistas receberam e venceram o Boavista F.C. por 2-0, num jogo que contou para a 3ª jornada do Campeonato Nacional de 1987/88. Jorge Plácido começou como suplente mas aos 82 minutos substituiu Sousa.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito, foi já em Março de 1988, também no Estádio das Antas, numa partida da 5ª eliminatória da Taça de Portugal contra o A.C. Marinhense. o F.C. Porto venceu por 4-0, com Jorge Plácido a inaugurar o marcador aos 50 minutos de jogo.
Nessa temporada, Jorge Plácido foi utilizado pelo treinador, Tomislav Ivic, em quatro das cinco competições que o F.C. Porto disputou. Apenas não jogou a partida da Taça Intercontinental, mas marcou presença como suplente.
No final da época, Jorge Plácido somou 23 jogos oficiais disputados, 2 golos marcados e sagrou-se Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental. A nível de jogos particulares, deu o seu contributo para o F.C. Porto conquistar o Troféu Joan Gamper, ao vencer o F.C. Barcelona e também o Bayern Munique F.C.
Em 1988/89, Jorge Plácido rumou a França para jogar no Matra Racing de Paris. No entanto, acabou por sofrer uma lesão que o afastou dos relvados durante algum tempo. Em Novembro, regressou a Portugal para jogar no Sporting C.P. por empréstimo do clube francês. Na temporada seguinte, voltou ao Matra Racing de Paris tendo disputado 25 partidas e marcado 2 golos.
Em 1990/91, Jorge Plácido regressou ao F.C. Porto, onde reencontrou o treinador Artur Jorge e os futebolistas João Pinto, Bandeirinha, Jaime Magalhães, André, Semedo e Madjer, que tinha jogado consigo na sua anterior passagem pelo clube azul e branco. No entanto, nesta época, Jorge Plácido nunca esteve ao seu melhor nível e apenas disputou 6 partidas oficiais. Ainda assim, conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça de Portugal.
Na temporada seguinte, ingressou no S.C. Salgueiros e não precisou de muito tempo para escrever o seu nome na história do emblema de Paranhos, ao ser o autor do primeiro e único golo com que os salgueiristas venceram o seu primeiro jogo numa competição europeia, ao derrotar os franceses do A.S. Cannes, por 1-0, no jogo da 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA de 1991/92. No final dessa temporada e depois de 29 jogos disputados, Jorge Plácido deixou o clube de Vidal Pinheiro e voltou a França, onde jogou no U.S. Créteil e também no U.S. Lusitanos.
De regresso a Portugal, esteve três anos no Padroense F.C. e em 2002 passou a trabalhar para o Ministério das Relações Exteriores angolano, em Portugal.
Na temporada de 2003/04 regressou aos relvados e teve uma breve passagem pelo A.D.C. Lobão.
Jorge Plácido vestiu também a camisola da Seleção de Portugal por 3 vezes, tendo marcado 2 golos.
Em 2009, voltou a Angola para assumir o cargo de treinador do Sport Luanda e Benfica. Depois abraçou um projeto de formação numa instituição desportiva, a Escola Kikuxi Villas Club.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Supertaça Europeia
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: