25 de setembro de 2022

Marchesín

Agustín Federico Marchesín nasceu no dia 16 de Março de 1988 em San Cayetano, Argentina.
Filho de um médico obstetra/ginecologista do Hospital Municipal Eva Perón de Benito Juárez, Marchesín começou a jogar futebol desde tenra idade num modesto clube da sua terra natal, o Club Sportivo San Cayetano, como avançado.
Seguiu-se o C.A. Huracán de Tres Arroyos, onde passou em definitivo para guarda-redes, pois um dia não havia mais ninguém para ir à baliza. Depois de ter passado três anos na formação do clube da cidade de Tres Arroyos, Agustín esteve prestes a trocar o futebol pela universidade para seguir Medicina, quando foi convocado para a Seleção de sub-17 da Argentina e aí tudo mudou.
Pouco tempo depois, ingressou no C.A. Lanús e fez parte do plantel que conquistou a Liga Argentina Apertura 2007/08 e a Taça Sudamericana 2013. Depois de oito anos ao serviço do C.A. Lanús, Marchesín rumou ao México para jogar no Club Santos Laguna. No emblema da cidade de Torreón conquistou a Liga Mexicana Clausura 2014/15 e a Supertaça do México em 2015.
Em Janeiro de 2017, transferiu-se para o C.F. América, onde jogou durante dois anos e meio, tendo vencido a Liga Mexicana Apertura 2018, a Taça México Clausura 2018/19 e a Supertaça do México 2019.
Em Agosto de 2019, Agustín Marchesín foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 7 de Agosto de 2019, no Krasnodar Stadium, onde os portistas venceram por 1-0 os russos do F.C. Krasnodar, numa partida que contou para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Nessa temporada de 2019/20, Marchesín foi o titular da baliza dos azuis e brancos e no final da época sagrou-se Campeão Nacional e venceu a Taça de Portugal.
Em 2020/21, ganhou a Supertaça Cândido de Oliveira e no Campeonato Nacional teve a particularidade de ter feito a assistência para João Mário marcar o 5º golo na vitória do F.C. Porto sobre o S.C. Farense, no Estádio do Dragão, por 5-1.
Na temporada seguinte, apenas foi utilizado em nove jogos, mas ainda assim conquistou o seu segundo título de Campeão Nacional e a sua segunda Taça de Portugal.
Marchesín iniciou a temporada de 2022/23 a conquistar pela segunda vez a Supertaça Cândido de Oliveira. Dias depois transferiu-se para o R.C. Celta de Vigo.
Agustín Marchesín esteve três épocas ao serviço do F.C. Porto. Disputou 93 jogos oficiais e conquistou 6 títulos.
Marchesín é internacional pela Argentina. Vestiu por diversas vezes a camisola da seleção albiceleste, esteve presente na Copa América de 2015, 2019 e 2021, tendo vencido a competição na última vez que participou.

Palmarés
1 Copa América (Seleção)
1 Taçã Sudamericana
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Liga Argentina Apertura
1 Liga Mexicana Apertura
1 Liga Mexicana Clausura
2 Taças de Portugal
1 Taça México Clausura
2 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Supertaças do México

Sem comentários: