10 de janeiro de 2021

André André

André Filipe Brás André nasceu no dia 26 de Agosto de 1989 em Vila do Conde.
Foi no ano de 1999 que começou a jogar futebol no Varzim S.C., esteve sete anos seguidos nas camadas jovens do clube poveiro mas em 2007 ingressou nos juniores sub-19 do Futebol Clube do Porto. Na época de 2008/09 e já como sénior, regressa ao Varzim S.C. onde permaneceu durante quatro temporadas, ajudou a conquistar o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão em 2011/12 e ainda teve uma curta passagem por Espanha e pelo R.C. Deportivo Coruña. Em 2012/13 transferiu-se para o V. Guimarães e foi no emblema vimaranense que se destacou, às suas boas exibições ainda ganhou a Taça de Portugal, na primeira época ao serviço dos vitorianos e passou a ter os olheiros dos principais clubes nacionais atentos ao seu desempenho.
No início da temporada de 2015/16 foi contratado pelo F.C. Porto.
Foi precisamente o V. Guimarães que apadrinhou André André na sua estreia com a camisola dos Dragões no jogo da 1ª jornada do Campeonato Nacional de 2015/16, quando no Estádio do Dragão os portistas venceram os vimaranenses por 3-0.
André André pôde assim cumprir o sonho de jogar no F.C. Porto, tal como o seu pai António André. Esteve três épocas ao serviço dos Dragões e se nem sempre foi um dos titulares indiscutíveis, ainda contribuiu de forma direta para a conquista de vitórias importantes, como foi o caso contra o S.L. Benfica que os portistas venceram por 1-0 no Estádio do Dragão, na partida da 5ª jornada do Campeonato Nacional de 2015/16, com a particularidade de ter sido esse o primeiro golo que André André marcou de Dragão ao peito. Nove dias mais tarde voltou a marcar na vitória dos portistas sobre o Chelsea F.C. por 2-1 na partida da 2ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
André André nas três temporadas em que representou o F.C. Porto disputou 94 jogos oficiais, marcou 9 golos e sagrou-se Campeão Nacional em 2017/18.
Em 2018/17 regressou ao V. Guimarães. Depois de três épocas e meia ao serviço dos vimaranenses, rumou à Arábia Saudita para vestir a camisola do Al-Ittihad Jeddah.
André André é internacional por Portugal, vestiu por 4 vezes a camisola das Quinas e marcou 1 golo.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato Nacional 2ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal

Sem comentários: