5 de dezembro de 2021

Fredrik Söderström

Sven Olof Fredrik Söderström nasceu no dia 30 de Janeiro de 1973 em Ludvika, Suécia.
Aos catorze anos de idade começou a jogar futebol no Östansbo, um pequeno clube da sua terra natal. Três anos mais tarde muda de cidade e também de emblema, passando a jogar no I.K. Brage e foi no clube sediado em Borlänge que passou a sénior em 1991, tendo representado o clube da cidade de Borlänge durante seis anos.
No início do ano de 1997, Fredrik Söderström chegou a Portugal para representar o V. Guimarães. Depois de ter alinhado em apenas seis partidas na segunda parte da época de 1996/97, Fredrik agarrou a titularidade da equipa da cidade berço e tornou-se um jogador de extrema importância sendo um dos mais utilizados nas quatro temporadas que passou em Guimarães. Com a camisola do Vitória minhoto, Söderström realizou boas exibições e despertou o interesse dos maiores clubes nacionais.
No início da época de 2001/02 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 25 de Julho de 2001 no Estádio das Antas, onde os portistas receberam e venceram o Barry Town United F.C. por 8-0, numa partida que contou para a 1ª mão da 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2001/02. Uma estreia em grande com a marcação do 4º golo da partida aos 41 minutos.
No jogo seguinte, Fredrik, voltou a ser titular e conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira depois do F.C. Porto ter vencido o Boavista F.C. por 1-0 no Estádio dos Arcos.
Nessa época, Fredrik Söderström disputou 40 jogos, 31 como titular e 9 saindo do banco de suplentes. 24 Foram para o Campeonato Nacional, 12 na Liga dos Campeões, 3 na Taça de Portugal e 1 na Supertaça Cândido de Oliveira. Para alem do golo que apontou no jogo inaugural, Fredrik marcou por mais uma vez e abriu o marcador na vitória por 3-0 do F.C. Porto contra o C.F. Estrela da Amadora, na partida da 4ª eliminatória da Taça de Portugal.
Fredrik Söderström esteve ao serviço do F.C. Porto apenas na temporada de 2001/02. Disputou 40 jogos oficiais, marcou 2 golos e conquistou 1 título.
Em 2002/03 foi emprestado ao Royal Standard de Liége. Na época seguinte voltou a Portugal para jogar no S.C. Braga, também por empréstimo. Em 2004/05, voltou a ser emprestado e representou o C.F. Estrela da Amadora.
Em Fevereiro de 2005 desvinculou-se do F.C. Porto e foi contratado pelos espanhóis do Córdoba C.F.. Já em 2007 transferiu-se para o U.D. Lanzarote.
Em 2008, regressou à Suécia para jogar no Hammarby I.F., clube onde terminou a sua carreira de futebolista no ano de 2010.
Fredrik Söderström foi internacional pela Suécia por 5 vezes.

Palmarés
1 Supertaça Cândido do Oliveira

Sem comentários: