21 de março de 2021

César Peixoto

Paulo César Silva Peixoto nasceu no dia 12 de Maio de 1980 em Caldas das Taipas.
Com 10 anos de idade começou a jogar futebol no V. Guimarães. Aos 16 anos foi emprestado ao G.D. Ribeira de Pena e nos dois anos seguintes esteve, também por empréstimo, no Brito S.C.. No seu último ano de junior regressou ao V. Guimarães. Na temporada de 1999/2000, desvinculou-se dos vimaranenses e ingressou no clube da sua terra natal, o Clube Caçadores das Taipas, onde jogou durante duas épocas e onde foi Campeão Nacional da 3ª Divisão. Na época seguinte deu o salto para a 1ª Divisão ao transferir-se para o C.F. Belenenses e não demorou a mostrar toda a sua qualidade, o que despertou a curiosidade e o interesse dos principais clubes nacionais e alguns estrangeiros.
No início da temporada de 2002/03, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 25 de Agosto de 2002 no Estádio das Antas, precisamente contra a sua anterior equipa, o C.F. Belenenses, no jogo da jornada inaugural do Campeonato Nacional de 2002/03 e que terminou com um empate a dois.
O primeiro golo que marcou com a camisola azul e branca foi no jogo da 21ª jornada do Campeonato Nacional, na vitória do F.C. Porto sobre o V. Guimarães por 2-1. César Peixoto inaugurou o marcador aos 25 minutos de jogo.
Nessa temporada foi utilizado pelo treinador, José Mourinho, em 21 jogos oficiais e apontou 4 golos. Mas mais importante foram os troféus que conquistou. Sagrou-se Campeão Nacional, ganhou a Taça de Portugal e a Taça UEFA.
Na época seguinte, apenas disputou 5 partidas, devido a uma lesão grave que sofreu em Outubro e que o afastou dos relvados durante um longo período de tempo, ainda assim no final da época voltou a festejar a conquista de títulos. Começou com a Supertaça Cândido de Oliveira, sagrou-se pela segunda vez Campeão Nacional e venceu a Liga dos Campeões.
A temporada de 2004/05 começou com a conquista da sua segunda Supertaça Cândido de Oliveira. Em Dezembro e para fechar o ano da melhor maneira, festejou a vitória na Taça Intercontinental. Em Janeiro de 2005, foi emprestado ao V. Guimarães até ao final da época.
Em 2005/06, regressou ao F.C. Porto. Começou a época em grande e jogou os 90 minutos nas nove primeiras partidas. Foi sempre um jogador a ter em conta pelo técnico holandês Co Adriaanse, mas em Janeiro voltou a lesionar-se com gravidade e ficou de fora oito meses. No final da temporada voltou a sagrar-se Campeão Nacional e conquistou a Taça de Portugal.
Depois de ter passado uma época emprestado ao R.C.D. Espanyol, onde não disputou nenhum jogo devido a complicações no joelho onde se tinha lesionado, César Peixoto regressou a Portugal e terminou o seu contrato com o F.C. Porto. Nas quatro épocas em que esteve ao serviço dos Dragões disputou 55 jogos oficiais, marcou 10 golos e conquistou 10 títulos (1 Taça Intercontinental, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira).
Nas duas épocas seguintes jogou no S.C. Braga, onde venceu uma Taça Intertoto. Passou depois outras duas temporadas no S.L. Benfica e venceu 1 Campeonato Nacional e duas Taças da Liga. Em 2011/12, ingressou no Gil Vicente F.C., onde jogou durante quatro épocas e onde terminou a carreira de futebolista. Na temporada de 2018/19, César Peixoto estreou-se como treinador no Varzim S.C.. Passou depois pela Académica de Coimbra, G.D. Chaves e Moreirense F.C..
César Peixoto foi por uma vez internacional por Portugal.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
4 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato Nacional 3ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Taças de Portugal

Sem comentários: