12 de dezembro de 2021

Dicão

Osvaldo Iembo, mais conhecido por Dicão, nasceu no dia 17 de Fevereiro de 1932 em São Paulo, Brasil.
Foi no Rio Preto E.C. que começou a sua carreira de futebolista profissional. Passou depois pelo C.E. América e pelo Botafogo F.C. de Ribeirão Preto, onde se sagrou Campeão Paulista da Segunda Divisão de 1956, sendo o autor do golo da vitória no torneio final. Posteriormente ingressou no S.E. Palmeiras, onde ajudou a conquistar o título de Campeão Paulista de 1959.
Em Agosto de 1960, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A primeira vez que Dicão vestiu a camisola azul e branca foi no dia 18 de Setembro de 1960, no Estádio das Antas, onde os portistas receberam e venceram o Leixões S.C. por 1-0, no jogo da 1ª jornada do Campeonato Nacional de 1960/61.
Dicão, que jogava como lateral-esquerdo, foi sempre titular nos oito primeiros jogos da temporada, todos a contar para o Campeonato Nacional. Em Março de 1961, sofreu uma lesão no joelho direito e voltou ao Brasil para recuperar. Após um curto tempo de inatividade, começou a treinar no C.E. América e chegou a disputar alguns jogos amigáveis, mas no final dessa temporada, de 1960/61, decidiu colocar um ponto final na sua carreira de futebolista.
Dicão esteve apenas uma época ao serviço do F.C. Porto. Disputou 14 jogos oficiais (13 no Campeonato Nacional, 1 na Taça de Portugal).
Pouco tempo depois, Dicão abraçou a carreira de treinador e assumiu as suas novas funções no Rio Preto E.C.. Em 1963, levou o C.E. América à conquista do campeonato da Segunda Divisão. Passou depois por diversos clubes até se retirar em definitivo do futebol em 1987, indo viver para Fernandópolis para se dedicar à família.
Dicão faleceu no dia 11 de Junho de 2018.

Palmarés
1 Campeonato Paulista
1 Campeonato Paulista A2

Sem comentários: