16 de novembro de 2009

Estádio do Dragão


A casa do Futebol Clube do Porto foi classificada como sendo de Grau A, a mais alta distinção de qualidade atribuída pela UEFA, o que quer dizer que pode ser palco de qualquer evento futebolístico nacional e internacional.
Foi também o primeiro estádio da Europa a conseguir a certificação «GreenLight», conferida pelo Comissão Europeia (através da ADENE – Agencia para a Energia), premiando o esforço realizado em termos de utilização racional energética e na qualidade de iluminação.
O momento alto aconteceu com a festa de inauguração no dia 16 de Novembro de 2003, passando à cerimonia de abertura do Euro 2004, sem falar nos jogos do F.C. do Porto em todas as competições, e não esquecendo festas de comemoração de títulos, onde já jorrou o champanhe do «Tetra» ou da recepção aos campeões europeus e mundiais em 2004 com a chegada de Gelsenkirchen e de Yokohama respectivamente.
É também aqui que se realiza a Milha do Dragão e foi desvendado o bólide que vestiu de azul e branco na Superleague Formula de 2008 a 2010, sem esquecer a velocidade da Race of Champions de 2009. O líder portista divulgou o livro «Largos Dias têm 100 Anos». As 24 Horas TMN e os Rolling Stones, Deep Purple, Coldplay e Muse deram música de classe e várias empresas de topo e multinacionais escolheram o Dragão para os seus eventos. Stockmarket, World Cyber Games, S. João, bênção das pastas, festas infantis, anúncios televisivos e visitas guiadas fazem com que a «Cidade das Antas», como foi baptizada pelo Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, tenha vindo revitalizar a zona oriental da cidade.

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Um Estádio tão bonito merece sempre bons jogadores, boas equipas e, vá lá, já não peço muito, de vez em quando, uns bons espectáculos.

Um abraço

Anónimo disse...

O PORTO É O MELHOR <3 AMO-TE MEU PORTO

PJPM disse...

https://www.jn.pt/desporto/museu-f-c-porto-e-estadio-do-dragao-premiados-como-melhor-atracao-internacional--15312101.html

PJPM disse...

O Museu F. C. Porto e o Estádio do Dragão voltaram, esta quarta-feira, a ser premiados.

Depois de no mês de setembro terem sido considerados a Melhor Atração de Portugal, o Museu F. C. Porto e o Estádio do Dragão foram distinguidos com um prémio além-fronteiras: o de Melhor Atração Internacional. O Museu Futebol Clube do Porto e o Estádio do Dragão são os Global Winners na categoria Melhor Atração dos Tiqets Remarkable Venue Awards de 2022, uma organização da plataforma Tiqets. Esta distinção internacional resulta da votação online aberta ao público de todo o Mundo e foi a primeira vez que o nosso país marcou presença nestes prémios, ligados ao setor do turismo.

Mafalda Magalhães, diretora do Museu F. C. Porto, destacou a importância do prémio. "Este prémio traz ainda mais reconhecimento ao projeto do Museu F. C. Porto, à marca F. C. Porto, à cidade do Porto e à Região Norte de Portugal. É consequência de uma escolha do público que nos visitou e viveu o Tour F. C. Porto, uma das principais atrações na cidade. O Museu F. C. Porto é o primeiro museu membro afiliado da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e, com o Estádio do Dragão, constitui uma das grandes referências turísticas internacionais da cidade do Porto, que tem no F. C. Porto a sua maior marca. O prémio também resulta de toda a dedicação da equipa do Museu e do apoio e confiança do nosso presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, da Administração do F. C. Porto, a quem muito agradecemos.", afirmou.