15 de maio de 2011

Estádio Olímpico de Sevilha


O Estádio Olímpico de Sevilha, denominado Estádio Olímpico La Catuja, é um recinto multiusos situado na cidade de Sevilha no sul de Espanha.
Inaugurado no dia 5 de Maio de 1999 pelo Rei de Espanha, Juan Carlos I, o estádio recebeu nesse mesmo ano o Campeonato Mundial de Atletismo.
Com 72.000 lugares é o terceiro maior estádio de Espanha, ficando atrás do Camp Nou de Barcelona e do Santiago Bernabeu de Madrid. No entanto esses lugares permanecem vazios praticamente durante o ano inteiro devido à falta de eventos e assim uma obra de 120 milhões de euros fica quase abandonada.
O Estádio é gerido pela Sociedad Estadio Olímpico de Sevilla S.A., composta pela Junta de Andalucia (40%), o Governo Nacional de Espanha (25%), o Ayuntamiento de Sevilla (19%), pela Diputación provincial de Sevilla (13%) e 3% repartido pelos clubes de futebol da cidade e por dois bancos.
Para além do já referido Campeonato Mundial de Atletismo de 1999, o estádio recebeu a Final da Taça do Rei de 1998/99 entre o Valência F.C. e o Atlético de Madrid, ainda algumas partidas da Selecção Espanhola de Futebol e a Final da Taça Davis de Ténis de 2004.
O Estádio Olímpico de Sevilha fica também gravado na história do Futebol Clube do Porto já que no dia 21 de Maio de 2003 recebeu a final da Taça UEFA. Os Dragões defrontaram e venceram a formação escocesa do Celtic F.C., por 3-2 com golos de Derlei (2) e Alenitchev e venceram assim pela primeira vez a segunda prova mais importante organizada pela UEFA.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Estádio Histórico e uma das mais belas recordações de portista.
A final com o Celtic é daquelas que nunca mais se esquecem...

Um abraço

Anónimo disse...

«A final com o Celtic é daquelas que nunca mais se esquecem...»


Certo!

Em mais de 50 anos a ver (e a sofrer) pelo fcp, foi aí, e uns anos antes nas Antas (no célebre FCPorto-1-Benfica-1 - em 1978)!

Estamos a ´falar´de futebol, claro
! Porque o NOSSO FC Porto não é só... futebol!

Anónimo disse...

A final com o Celtic foi de grande sofrimento e de coração, em que o Porto tinha muitas ausências (Ok, algumas) e outros jogadores já presos por arames, mas assim soube melhor!

RS