3 de fevereiro de 2020

Bife

José da Silva Oliveira (Bife), nasceu no dia 28 de Setembro de 1949 em Vera Cruz, município do estado de Rio Grande do Sul no Brasil.
Foi no pequeno clube, Aquidaunanense F.C. que começou a jogar futebol e foi também por essa altura, quando tinha uns 13 anos, que ficou com a alcunha de “Bife”. A sua mãe trabalhava numa cantina que preparava a comida para um quartel. A entrega era feita pelo tio numa carrinha e Bife acompanhava para assegurar que as marmitas chegassem em condições ao destino, mas um dia a fome apertou, abriu uma e viu um bife em cima do arroz e não conseguiu resistir e acabou por fazer o mesmo a mais 15 marmitas. Logicamente que acabou mais tarde por ser descoberto mas nunca mais se livrou da alcunha.
Em 1971, quando tinha 19 anos, mudou-se para o Operário F.C.. Depois de quatro anos a defender o emblema do clube de Mato Grosso, Bife transferiu-se para o E.C. Comercial. Em 1976 nova mudança para se juntar ao Mixto E.C.. No ano seguinte rumou ao Nacional F.C. mas regressou a Mato Grosso e ao Mixto E.C. para voltar a trocar de clube e ingressar no E.C. São Bento no ano de 1979.
Em Janeiro de 1980 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 27 de Janeiro de 1980 no Estádio Municipal de Portimão, onde os portistas derrotaram o Portimonense S.C. por 4-0, numa partida que contou para a 17ª jornada do Campeonato Nacional da temporada de 1979/80. Bife entrou aos 58 minutos para substituir António Sousa.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito aconteceu no jogo da 23ª jornada, no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o V. Guimarães por 4-0. Bife inaugurou o marcador aos 18 minutos de jogo.
Até ao final da época ainda disputou mais oito partidas, tendo marcado mais dois golos. No final dessa temporada de 1979/80 deixou o F.C. Porto.
Bife enquanto esteve ao serviço dos Dragões, disputou 12 jogos oficiais e marcou 3 golos.
Ainda em 1980 regressou ao Brasil e ao Mixto E.C.. Em 1982 voltou a Portugal para jogar no C.F. Belenenses mas regressou novamente ao Brasil nesse mesmo ano para jogar de novo no Operário F.C., onde permaneceu durante três anos, com uma breve passagem pelo Brasilia F.C. pelo meio. Em 1984 transferiu-se para o União E.C. e foi nesse clube de Rondonópolis que Bife terminou a sua carreira de futebolista.
Bife faleceu no dia 16 de Fevereiro de 2007.

1 comentário:

paulo fanaia disse...

Olá boa tarde! Meu nome é Paulo Sérgio Fanaia sou de Cuiabá , Mato Grosso cidade onde Bife se destacou como o maior artilheiro do nosso futebol. Vi na publicação em homenagem ao bife o local de origem natal do Bife a cidade de Vera Cruz no Rio Grande do Sul, na verdade a cidade de Vera Cruz fica no interior do estado de São Paulo. Um grande abraço.