23 de outubro de 2022

Troféu Obelisco dos Cantóns

O Obelisco dos Cantóns é um monumento da cidade espanhola da Corunha.
Projetado pelo mestre de obras Gabriel Vitini Alonso e elaborado pelo construtor José Escudero, o monumento foi inaugurado em Fevereiro de 1895 e serviu como forma de homenagem a Aureliano Linares Rivas, advogado, jornalista e político galego. No monumento pode-se ver ainda um relógio e aparelhos meteorológicos.
Foi uma réplica, em pequena escala, do Obelisco dos Cantóns que o Futebol Clube do Porto recebeu, em Abril de 2004, oferecida pelo R.C. Deportivo de La Coruña quando os dois clubes se defrontaram nas meias-finais da Liga dos Campeões da UEFA de 2003/04. Depois de um empate, sem golos, no Estádio do Dragão, Derlei marcou o único golo na segunda mão, no Estádio Riazor, com os Dragões a avançarem para a glória máxima na final disputada contra o A.S. Mónaco.
Ao longo da história, foram muitos os jogos amigáveis que o F.C. Porto disputou com os dois maiores clubes galegos, o R.C. Deportivo de La Coruña e o R.C. Celta de Vigo. Curiosamente, a Galiza entra mesmo nas memórias mais antigas de jogos internacionais dos Dragões. Em 1908 e 1909, o F.C. Porto foi pioneiro ao receber e visitar a formação do Real Fortuna F.C., de Vigo. Também a equipa do Vigo Sporting Clube passou pelo Campo da Rainha durante esse período.

Sem comentários: