28 de agosto de 2022

Mbemba

Chancel Mbemba Mangulu nasceu no dia 8 de Agosto de 1994 em Kinshasa, República Democrática do Congo.
Um dos nove filhos de um ex-futebolista amador e de uma antiga jogadora de basquetebol, que representou a seleção da República Democrática do Congo, Chancel Mbemba chegou a estudar para ser electricista, no entanto viu-se obrigado a abandonar os estudos por falta de meios.
Com 12 anos, começou a jogar futebol no E.S. La Grace. depois passou pelo Mputu e ainda pelo F.C. MK Etancheité. Em 2012, rumou à Bélgica para representar o R.S.C. Anderlecht, clube onde concluiu a sua formação, tendo-se estreado como sénior em Julho de 2013. Depois de duas temporadas ao serviço do emblema de Bruxelas, onde conquistou um Campeonato da Bélgica e uma Supertaça da Bélgica, Mbemba transferiu-se para o Newcastle United F.C., tendo ajudado o clube inglês a conquistar um campeonato da segunda divisão.
No início da temporada de 2018/19, Chancel Mbemba foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 21 de Outubro de 2018, no Estádio do Dragão onde os portistas receberam e venceram o Varzim S.C. por 4-2, numa partida a contar para a 2ª Jornada do Grupo C da Taça da Liga de 2018/19.
O primeiro golo que apontou de Dragão ao peito surgiu no jogo da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, quando o F.C. Porto derrotou o S.C. Coimbrões por 5-0, tendo marcado o terceiro golo da partida aos 12 minutos. Mbemba voltou a marcar na vitória dos portistas, por 4-0 contra o V. Setúbal, na eliminatória seguinte da Taça de Portugal e foi o central congolês quem decidiu o jogo da Final ao marcar os dois golos com que o F.C. Porto derrotou o S.L. Benfica por 2-1, conquistando assim a Taça de Portugal, que juntou ao título de Campeão Nacional.
Em 2020/21, Mbemba afirmou-se como um dos titulares da defesa portista, juntamente com Pepe, e festejou mais um título com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira.
Na época de 2021/22, Chancel Mbemba foi o jogador mais utilizado pelo treinador Sérgio Conceição, com 4226 minutos de jogo. O central congolês foi um autêntico pilar na defesa dos portistas e teve um papel fundamental na conquista do título de Campeão Nacional e na vitória da Taça de Portugal.
No final dessa época de 2021/22, Mbemba decidiu deixar os Dragões. Nas 4 temporadas em que esteve ao serviço do F.C. Porto disputou 138 jogos oficiais, marcou 9 golos e conquistou 5 títulos.
Em 2022/21, rumou a França para representar o O. Marselha.
Chancel Mbemba é internacional pela República Democrática do Congo e vestiu a camisola da seleção por várias vezes, tendo marcado presença na Taça das Nações Africanas em 2013, 2015, 2017 e 2019.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato da Bélgica
1 Campeonato de Inglaterra 2ª DivisãO
2 Taças de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Supertaça da Bélgica

Sem comentários: