19 de outubro de 2020

Sá Pereira

Henrique Correia de Sá Pereira nasceu no dia 7 de Abril de 1934 em Matosinhos.
Descendente de uma família ligada às conservas de peixe, Sá Pereira preferiu dedicar-se ao desporto e ingressou no Leixões S.C. onde praticou andebol, mas também o seu desporto preferido, o futebol.
Em 1951, Sá Pereira passou a jogar nos juniores do seu clube do coração, o Futebol Clube do Porto.
Sá Pereira entrou para a história do F.C. Porto quando ainda jogava nos juniores, pois na temporada de 1952/53 os jovens Dragões sagraram-se Campeões Nacionais, titulo que os azuis e brancos venceram pela primeira vez ao derrotar o C.F. Belenenses na final por 2-0.
Na temporada seguinte, Sá Pereira ascendeu à categoria de sénior e integrou o plantel principal dos azuis e brancos, sendo mais utilizado na equipa de reservas.
A sua estreia na equipa principal dos Dragões aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1956 no Estádio das Antas, onde os portistas receberam e venceram o S.C. Braga por 4-0, numa partida que contou para a 20ª jornada do Campeonato Nacional da temporada de 1955/56.
Nessa época, o médio portista foi pouco utilizado pelo treinador Dorival Yustrich, mas jogou o bastante para se sagrar Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.
Em 1957/58, Sá Pereira conquistou pela segunda vez a Taça de Portugal, naquela que foi a sua última temporada ao serviço do F.C. Porto.
Depois de deixar os Dragões Sá Pereira vestiu a camisola do C.D. Feirense.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal

Fonte: memoriaporto.blogspot.com de Armando Pinto

Sem comentários: