17 de julho de 2022

Taça António Pimenta

O Futebol Clube do Porto terminou a época de 1974/75 com uma viagem ao Brasil, onde disputou vários jogos. São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Maceió e Campos integraram o roteiro dos Dragões, que foi recheado de jogos e momentos emotivos junto dos muitos emigrantes portugueses.
A Taça António Pimenta, foi conquistada com uma vitória sobre o Sport Club do Recife, por 2-1. Júlio, aos 11 minutos e Fernando Gomes, aos 20 minutos, apontaram os golos dos portistas, com o treinador Monteiro da Costa a fazer alinhar a seguinte equipa: Quim, Murça, Ronaldo, Rolando e Leopoldo; Gabriel, Cubillas e Peres; Seninho, Júlio e Fernando Gomes. Jogaram ainda o guarda-redes Tibi e os médios Teixeira e António Oliveira.
O peruano Cubillas era a grande estrela do F.C. Porto, mas no plantel azul e branco começavam a aparecer talentos em crescimento, como o caso de António Oliveira e também Fernando Gomes, que se veio a tornar o maior goleador da história do F.C. Porto e que por duas vezes foi Bota de Ouro.
O jogo contra o S.C. Recife foi disputado no dia 21 de Junho de 1975, um dia após a data inscrita na taça e assinalou a inauguração da iluminação artificial do Estádio Adelmar da Costa Carvalho.
O troféu em disputa foi oferecido por António Pimenta Machado, um cidadão português de Guimarães, estabelecido no Brasil e que era um grande apaixonado pelo futebol.

Sem comentários: