11 de setembro de 2022

Troféu Escultura Angolana

Em 1949, entre 11 de Julho e 8 de Setembro, o Futebol Clube do Porto viajou até África para realizar uma digressão por Angola, Congo Belga e Moçambique.
O F.C. Porto foi o primeiro clube nacional a efectuar uma digressão por terras africanas, que ficaria conhecida por “Caravana da Saudade”, (título de um livro de Delfim Pinto da Costa, dirigente do clube que participou na viagem), onde realizou dez jogos e tendo vencido todos eles.
Depois de cinco partidas disputadas, os portistas mediram forças com o C.D. Ferroviário no dia 6 de Agosto. O treinador portista, Artur Augusto, fez alinhar a seguinte equipa: Valongo; Virgílio, Alfredo, Ângelo Carvalho e Joaquim; Romão e Freitas; Araújo, Sanfins, Gastão e Diógenes Boavida. Com golos de Virgílio, Araújo e Sanfins, os Dragões venceram por 3-0. Mas mais importante do que o próprio jogo e o seu resultado foi o contacto e o convívio da comitiva azul e branca com os milhares de portistas, que viviam na maior colónia portuguesa, mas também com todos os angolanos.
Em sinal de agradecimento e confraternização, o C.D. Ferroviário presenteou o F.C. Porto com uma bela escultura, predominantemente em madeira.

Sem comentários: