11 de julho de 2021

Amaral

António Jorge Rodrigues Amaral nasceu no dia 20 de Junho de 1955 em Alcântara.
Foi no Grupo Dramático e Sportivo de Cascais que Amaral começou a jogar futebol. Começou como defesa central, mas depressa mudou de posição e passou a guarda-redes. Aos 17 anos ingressou nos juniores do S.L. Benfica, clube onde passou a sénior na temporada de 1973/74. Depois de ter passado pelo S.U. Sintrense e pelo C.S. Marítimo, Amaral jogou durante três temporadas no V. Setúbal, onde realizou duas excelentes épocas, o que despertou o interesse de vários clubes europeus e também do C.R. Flamengo.
No início da época de 1982/83 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 21 de Agosto de 1982 no Estádio Municipal de Portimão, onde os portistas visitaram e venceram o Portimonense S.C. por 2-1.
Nessa temporada, Amaral dividiu a baliza portista com Zé Beto e Fonseca. Dos três, Amaral foi o que disputou mais jogos, com um total de 18 (13 Campeonato Nacional, 1 Taça de Portugal e 4 Taça UEFA).
Na época seguinte, Amaral continuou no F.C. Porto mas não disputou nenhum jogo.
Em 1984/85, rumou ao Algarve para jogar no S.C. Farense.
Na temporada seguinte voltou ao F.C. Porto, mas tanto nessa época, como na seguinte, não foi utilizado.
Depois de deixar as Antas, Amaral jogou dois anos no F.C. Penafiel, esteve uma temporada no Varzim S.C., um ano do R.C. Águeda, duas épocas no Louletano D.C. e em 1993/94 ingressou no F.C. Tirsense, clube onde terminou a sua carreira de futebolista no final dessa temporada.
Amaral foi internacional por Portugal e vestiu a camisola das Quinas por duas vezes.

Sem comentários: