2 de janeiro de 2022

Hugo Almeida

Hugo Miguel Pereira Almeida, nasceu no dia 23 de Maio de 1984 na Figueira da Foz.
Foi no G.D. Buarcos que Hugo Almeida começou a jogar futebol aos 9 anos de idade. Três anos depois, mudou de ares e foi jogar para a Associação Naval 1º Maio.
Em 2001, quando tinha 17 anos e ainda era júnior, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
Nos Dragões continuou a sua formação futebolística. Passou pelos sub-17, sub-19 e ainda pela equipa B.
No dia 24 de Novembro de 2002, Hugo Almeida estreou-se na equipa principal dos Dragões, no jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal disputado no Estádio das Antas contra o C.D. Trofense, jogo que os azuis e brancos venceram por 2-0. Hugo Almeida foi a jogo aos 60 minutos, substituindo César Peixoto.
Em Janeiro de 2003, foi cedido por empréstimo ao U.D. Leiria e ajudou o clube da cidade do Lis a chegar à final da Taça de Portugal, onde encontrou o F.C. Porto que venceu por 1-0. Hugo Almeida não jogou essa final, mas acabou por também conquistar o troféu, graças aos 30 minutos que jogou na partida em que se estreou com a camisola dos Dragões.
Na época de 2003/04, regressou ao F.C. Porto. Disputou três jogos no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e outros dois na Liga dos Campeões. Apesar de ter sido de novo emprestado ao U.D. Leiria, a meio da temporada, sagrou-se Campeão Nacional e venceu a Liga dos Campeões. Ainda durante essa época, em Novembro, no dia 16, Hugo Almeida esteve presente na inauguração do Estádio do Dragão. Aos 63 minutos, entrou para o lugar de Ricardo Fernandes e cinco minutos depois marcou o segundo golo do jogo em que os portistas derrotaram o F.C. Barcelona por 2-0. Hugo Almeida entrou assim na história dos Dragões.
Na temporada seguinte, voltou a fazer parte do plantel portista, mas disputou apenas cinco partidas oficiais (três no Campeonato Nacional e duas na Liga dos Campeões). Em Janeiro de 2005, foi de novo emprestado, mas desta vez ao Boavista F.C.
Em 2005/06, regressou ao F.C. Porto e pela primeira vez integrou o plantel portistas durante toda a temporada. Com Co Adriaanse como treinador, Hugo Almeida disputou 38 jogos oficiais e apontou 5 golos, alguns decisivos e que valeram mesmo vitórias, como foi o caso dos triunfos sobre o Naval 1º Maio por 3-2, o C.D. Nacional por 1-0 e a Académica de Coimbra, também por 1-0. na final da época, Hugo Almeida sagrou-se Campeão Nacional e conquistou a Taça de Portugal.
Em 2006/07, rumou à Alemanha para ingressar, por empréstimo, no Werder Bremen, tendo sido contratado em definitivo pelos alemães, no final dessa temporada. No clube de Bremen, Hugo Almeida jogou até Dezembro de 2010 e conquistou uma Taça da Alemanha, uma Taça da Liga Alemã e uma Supertaça Alemã. Em Janeiro de 2011, transferiu-se para os turcos do Besiktas J.K. onde se manteve durante três anos e conquistou uma Taça da Turquia. Depois passou pelos italianos do A.C. Cesena, pelos russos do F.K. Krasnodar e também pelo F.K. Anzhi. Em 2015 voltou à Alemanha onde teve uma breve passagem pelo Hannover 96, seguiu-se os gregos do A.E.K. de Atenas, onde venceu o campeonato grego, e os croatas do H.N.K Hajduk Split.
Em 2018, regressou a Portugal e no início da temporada de 2018/19 foi contratado pela Académica de Coimbra. No final dessa época colocou um ponto final na sua carreira de futebolista e iniciou uma nova etapa da sua vida, ao assumir o cargo de treinador-adjunto dos sub-23 da briosa.
Em 2020, passou também a jogar futebol de praia no A.D. Buarcos 2017, onde é atualmente o presidente do clube da Figueira da Foz.
Hugo Almeida vestiu também a camisola da Seleção Nacional por 57 vezes, tendo marcado 19 golos. Esteve presente no Campeonato da Europa de 2008 e no de 2012 e também no Campeonato do Mundo de 2010 e no de 2014.

Palmarés
1 Liga dos Campeões
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato da Grécia
2 Taças de Portugal
1 Taça da Alemanha
1 Taça da Turquia
1 Taça da Liga Alemã
1 Supertaça da Alemanha

Sem comentários: