4 de maio de 2020

Francisco Ferreira

Francisco Ferreira nasceu no dia 23 de Agosto de 1919 na cidade de Guimarães.
Foi no Campo da Constituição, onde o seu pai era o guarda do campo, que começou a jogar futebol. Começou como uma brincadeira de criança, mas depressa passou a ser algo mais sério e ingressou nas escolas do clube azul e branco onde percorreu todos os escalões de formação até ascender a sénior no final da temporada de 1935/36.
A sua estreia com a camisola principal do F.C. Porto aconteceu no dia 11 de Outubro de 1936, precisamente no Campo da Constituição, onde os portistas receberam e venceram o Boavista F.C. por 2-1, numa partida que contou para a 1ª jornada do Campeonato do Porto.
Na época em que vestiu pela primeira vez a camisola principal do F.C. Porto, Francisco Ferreira começou por ajudar a conquistar o Campeonato do Porto, onde disputou quatro jogos, e terminou a temporada com a vitória no Campeonato de Portugal, tendo sido utilizado sete vezes pelo treinador François Gutkas.
Na época seguinte voltou a sagrar-se Campeão do Porto, o que foi o seu último título com a camisola azul e branca.
Francisco Ferreira, como sénior, esteve duas temporadas ao serviço dos Dragões, conquistou 3 títulos e formou com Carlos Pereira e Pocas um trio de meio-campo de grande qualidade que ficou conhecido como: “Linha Maginot”.
No final da temporada de 1937/38, Francisco Ferreira desentendeu-se com os dirigentes portistas. Queria 300 escudos de ordenado, o que lhe foi prontamente negado. Dias depois encontrou-se com um responsável do S.L. Benfica que aceitou pagar o que ele tinha pedido ao F.C. Porto e assim rumou a Lisboa onde jogou pelos encarnados durante 14 temporadas, tendo conquistado 4 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 1 Campeonato de Lisboa.
Francisco Ferreira foi internacional por Portugal. Vestiu a camisola das Quinas por 25 vezes.
Francisco Ferreira esteve presente no jogo de homenagem e despedida ao portista Artur de Sousa Pinga, seu antigo companheiro no F.C. Porto. A partida teve lugar no Estádio do Lima no dia 7 de Julho de 1946.
Faleceu no dia 14 de Fevereiro de 1986.

Palmarés
4 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
6 Taças de Portugal
1 Campeonato de Portugal
1 Campeonato do Porto
1 Campeonato de Lisboa

Sem comentários: