7 de fevereiro de 2021

Taça Fonte

A Taça Fonte, foi oferecida ao Futebol Clube do Porto pelos adeptos portistas residentes em Moçambique e na Rodésia, quando a equipa azul e branca visitou Moçambique no final da temporada de 1957/58 para disputar vários jogos amigáveis contra equipas locais.
A comitiva do F.C. Porto nessa viagem a África foi liderada por Paulo Pombo, presidente do clube. O director Mário Amaral, o médico Alfredo Sousa Nunes e o massagista Alfredo Gonçalves também acompanharam a equipa que era orientada pelo treinador Otto Bumbel. Os jogadores chamados a participarem na digressão foram: Albano Sarmento, Ângelo Sarmento, Armando, Barbosa, Carlos Duarte, Gastão, Hernâni, Jaburu, Miguel Arcanjo, António Morais, Noé, Osvaldo Silva, Perdigão, Pinho, José Maria Pedroto, Teixeira e Virgílio Mendes.
O F.C. Porto disputou cinco jogos em Moçambique, entre os dias 5 e 13 de Julho de 1958. Venceu o Ferroviário de Maputo por 3-1, o mesmo resultado com que derrotou o Desportivo de Maputo. Depois os portistas venceram as Selecções Regionais de Natal (4-2) e da Beira (3-0). Só a Selecção Regional de Lourenço Marques conseguiu empatar 1-1 com os azuis e brancos.

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Nessa digressão também foi o guarda-redes Armando (que havia passado a sénior pouco antes e sido suplente de Pinho na final da Taça de Portugal, também dias antes).

Paulo Moreira disse...

Armando Pinto, obrigado pelo reparo.

Abraço