28 de maio de 2023

Izmaylov

Marat Nailevich Izmaylov nasceu no dia 21 de Setembro de 1982 em Moscovo, na antiga União Soviética, atual Rússia.
Foi nas escolas do F.K. Torpedo de Moscovo que começou a jogar futebol, mas ainda júnior, mudou-se para o rival F.K. Lokomotiv de Moscovo, onde se estreou como sénior, mas na equipa B, em 2000. No ano seguinte e quando contava com apenas 18 anos de idade, integrou o plantel principal dos “ferroviários” e rapidamente assumiu a titularidade da equipa orientada por Yuriy Semin. Nessa ano de 2001, Izmaylov conquistou a Taça da Rússia, recebeu o prémio de Melhor Jovem Futebolista Russo e estreou-se como internacional pela Seleção da Rússia. Nos anos que se seguiram e sempre ao serviço do F.K. Lokomotiv de Moscovo, Izmaylov conquistou 2 Campeonatos Russos, 2 Supertaças da Rússia e novamente a Taça da Rússia. Apesar de ter sido fustigado por algumas lesões, em 2007 chegou a Portugal para representar o Sporting C.P. onde jogou durante seis anos e meio tendo conquistado duas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça de Portugal.
Em Janeiro de 2013, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 13 de Janeiro de 2013 no Estádio da Luz, onde os portistas visitaram e empataram a duas bolas com o S.L. Benfica, num jogo que contou para a 14ª Jornada do Campeonato Nacional 2012/13. Izmaylov começou como suplente, mas aos 75 minutos substituiu o belga Steven Defour.
O primeiro e único golo que o médio russo marcou com a camisola azul e branca aconteceu uma semana depois, no Estádio do Dragão, onde o F.C. Porto recebeu e venceu o F.C. Paços de Ferreira por 2-0, numa partida que valeu para a 15ª jornada do Campeonato Nacional. Izmaylov, tal como na jornada anterior, iniciou o jogo no banco de suplentes, no entanto, aos 59 minutos rendeu Silvestre Varela e aos 78 minutos, após um passe de Kelvin, rematou cruzado de pé direito para fechar o marcador.
No final dessa temporada de 2012/13, Izmaylov alinhou em 15 jogos pelo F.C. Porto (13 para o Campeonato Nacional, 1 para a Liga dos Campeões e 1 para a Taça da Liga). Sagrou-se pela primeira e única vez Campeão Nacional.
Na época seguinte, o russo apenas vestiu a camisola do F.C. Porto no jogo da 1ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, no Estádio do Prater onde os Dragões voltaram a ser felizes e venceram o Áustria de Viena por 1-0.
Nas semanas que se seguiram, Izmaylov esteve afastado dos relvados para tratar de assuntos de natureza familiar e em Janeiro de 2014 foi emprestado ao F.K. Qabala do Azerbaijão até ao final dessa temporada. Na época seguinte voltou a ser emprestado e regressou à Rússia para jogar no F.K. Krasnodar. Em 2017/18, ingressou no F.C. Ararat de Moscovo, clube onde colocou um ponto final na sua carreira de futebolista nessa mesma temporada.
Marat Izmaylov foi internacional pela Rússia 36 vezes e marcou 2 golos. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 2002 e no Campeonato da Europa de 2004 e 2012.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos da Rússia
1 Taça de Portugal
2 Taças da Rússia
2 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Supertaças da Rússia

Sem comentários: