3 de junho de 2018

Taça Luis Otero

O Troféu Luis Otero é um torneio de futebol organizado pelo Pontevedra C.F. e que se disputa todos os anos na pré-temporada. O nome do torneio é uma homenagem a Luis Otero Sánchez-Encinas, que foi o primeiro futebolista galego a representar a selecção espanhola e que enquanto jogador, passou por vários clubes da galiza: Sporting de Pontevedra, Real Vigo Sporting Club, R.C. Celta de Vigo e R.C. Deportivo Coruña.
A primeira edição do torneio realizou-se no ano de 1959 e teve como vencedor o C.D. Ourense.
Portugal já teve seis clubes a disputar o troféu, com a particularidade de serem todos do norte do país. Desses seis, quatro conseguiram vencer o torneio: V. Guimarães (1978), S.C. Braga (2004), Rio Ave F.C. (2011) e o Futebol Clube do Porto que conquistou o troféu em 1962 e 1964.
Em 1962 o torneio teve o formato triangular, com os portistas a terem a concorrência do Pontevedra C.F. e do Real Betis. No jogo da meia-final os Dragões venceram os sevilhanos por 2-1, com os golos dos azuis e brancos a serem apontados por Hernâni e Azumir. Na final contra a equipa anfitriã, o F.C. Porto venceu por 2-0, com Azumir e Serafim a apontarem os golos da vitória.
Em 1964 os portistas foram de novo convidados a participar na prova que nesse ano tinha apenas a oposição do Pontevedra C.F. No jogo, que se disputou no dia 6 de Setembro, os Dragões venceram de novo por 2-0, com Bernardo da Velha e Nóbrega a marcarem os golos que permitiram a conquista de mais um belo troféu.
O F.C. Porto ainda participou na edição de 1968 na qual a equipa da casa venceu por 2-1.

Sem comentários: