14 de novembro de 2021

Marco Aurélio

Marco Aurélio Berg nasceu no dia 20 de Janeiro e 1950 em Porto Alegre, Brasil.
Depois de ter começado a jogar futebol no Brasil, em clubes de menor dimensão, chegou a Portugal em 1971 para representar o Tramagal S.U. que militava na 2ª divisão-zona sul. Esteve ao serviço do clube de Abrantes durante duas temporadas, tendo com as suas boas exibições despertado a cobiça dos melhores clubes nacionais.
No início da época de 1973/74 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A primeira vez que vestiu a camisola dos Dragões foi na jornada inaugural do Campeonato Nacional de 1973/74, no dia 9 de Setembro de 1973 no Estádio do Restelo, onde os portistas visitaram e perderam por 1-0 com o C.F. Belenenses. O único golo do jogo foi marcado por Alfredo Quaresma, tio-avô de Ricardo Quaresma.
Na partida da 3ª jornada desse mesmo campeonato, Marco Aurélio apontou o seu primeiro golo de Dragão ao peito. Foi no Estádio de São Luís, em Faro, onde o F.C. Porto e o S.C. Farense empataram a duas bolas e o médio portista marcou o segundo golo dos azuis e brancos aos 40 minutos.
Nessa época de 1973/74, Marco Aurélio disputou 22 jogos (21 para o Campeonato Nacional e 1 para a Taça de Portugal) e marcou 11 golos, (todos a contar para o Campeonato Nacional), sendo o segundo melhor marcador dos Dragões.
Na temporada seguinte o seu nível exibicional não foi o mesmo, tendo sido utilizado por 11 vezes (9 no Campeonato Nacional, 1 na Taça de Portugal e 1 na Taça UEFA), e apenas marcou 1 golo.
Em 1975/76 transferiu-se para o Varzim S.C.. No clube da Póvoa de Varzim permaneceu durante três épocas, tendo apontado 9 golos em 64 jogos oficiais disputados e sagrou-se Campeão Nacional da 2ª Divisão na época de 1975/76.
Na temporada de 1978/79 regressou ao F.C. Porto e no final dessa época sagrou-se Campeão Nacional. Para esse título conquistado, Marco Aurélio contribuiu com três golos, nos 14 jogos que disputou nessa prova, ainda jogou por mais duas vezes na Taça de Portugal.
Ainda nessa temporada, em Janeiro de 1979, sofreu uma grave lesão (fractura da tíbia e do perónio) numa falta violenta do benfiquista Toni, no jogo da 17ª jornada contra o S.L. Benfica no Estádio da Luz, que terminou empatado 1-1. Esse lance praticamente terminou com a carreira de Marco Aurélio que só voltou aos relvados mais de um ano mais tarde, quando em Março de 1980 os Dragões visitaram a Madeira e derrotaram o C.S. Marítimo por 1-0 e Marco Aurélio substituiu Frasco aos 87 minutos de jogo. Essa foi aliás a última vez que vestiu a camisola azul e branca.
Marco Aurélio esteve ao serviço do F.C. Porto durante 4 temporadas. Disputou 50 jogos oficiais. Marcou 15 golos e conquistou 1 título.
Em 1980/81 transferiu-se para o V. Setúbal. Na época seguinte representou o Juventude S.C. de Évora. Em 1982/83 vestiu a camisola do C.D. Nacional da Madeira. Na temporada que se seguiu transferiu-se para o Vilanovense F.C. e em 1984/85 rumou ao F.C. Barreirense onde colocou um ponto final na sua carreira de futebolista no final dessa época.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato Nacional 2ª Divisão (Portugal)

Sem comentários: