22 de fevereiro de 2009

Taça Clube União do Norte

A Taça “Clube União do Norte”, foi a primeira a entrar na sede do Futebol Clube do Porto. Disputada em 1912/13, no Campeonato de 3ª Categorias, foi conquistada pelos Dragões frente ao Leixões S.C., Boavista F.C. e S.C. Salgueiros.
Os jogadores dessa terceira categoria, vencedores da Taça designada por “Clube União do Norte”, foram homenageados com um diploma no dia 29 de Dezembro de 1913.
No entanto, esta Taça não foi a primeira a ser disputada pelo Futebol Clube do Porto, mas sim a primeira a ser recebida, já que a primeira disputada foi a Taça “José Monteiro da Costa”, que só mais tarde viria a pertencer definitivamente ao clube. Esta foi também ganha pelo Futebol Clube do Porto e referia-se ao Campeonato do Norte de Portugal, iniciado em 1911 e prolongado em cinco edições. O clube que obtivesse mais títulos nesses cinco campeonatos arrecadava o troféu e o Futebol Clube do Porto, com quatro títulos contra um da Académica, justificou plenamente a conquista da Taça com o nome do seu fundador.

fonte: revista Dragões nº 13

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Acho que tenho essa Taça numa colecção de cromos com a História do F.C.Porto, mas não faz referência, como foi conquistada.
Para tão significativas conquistas, a Taça até que era bem fraquita...Outros tempos!

Um abraço

Paulo Moreira disse...

Realmente eram outros tempos. Tempos em que quando o FC Porto ganhava, entregavam a Taça. Agora temos que esperar para que a entreguem...

Ruy Moura disse...

Uma relíquia é sempre coisa bela!...

Saudações desportivas!