20 de abril de 2020

Kiki

Alcides Rodrigues Tavares (Kiki), nasceu no dia 28 de Outubro de 1961 na cidade da Praia, capital de Cabo Verde.
Começou a jogar futebol num pequeno clube de bairro, o Paiolense. Com 16 anos foi jogar no Académica da Praia onde no ano seguinte passou a sénior e estreou-se ao serviço da selecção principal de Cabo Verde, isto quando contava com apenas 17 anos de idade. Mais tarde mudou-se para o Sporting Clube da Praia. Em 1981 chega a Portugal para representar o V. Guimarães, com influência de José Maria Pedroto, treinador dos vimaranenses nesse ano, que o indicou a um dirigente vitoriano e assim Kiki esteve durante duas épocas e meia na “Cidade Berço”. Em 1984/85 ruma a Chaves e veste a camisola dos flavienses por três temporadas, para de seguida se transferir para o S.C. Braga onde se manteve em 1987/88 e 1988/89.
No início da temporada de 1989/90 é contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 26 de Agosto de 1989 no Estádio Vieira de Carvalho, Na Maia, onde os portistas a jogarem como visitante derrotaram o F.C. Penafiel por 2-0, numa partida que contou para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de 1989/90.
Foi uma bela primeira temporada para Kiki que disputou 15 jogos oficiais e se sagrou Campeão Nacional.
A época de 1990/91 começa com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e termina com a vitória na Taça de Portugal. Pelo meio Kiki ainda marcou o seu único golo de Dragão ao peito que aconteceu no jogo da 6ª jornada do Campeonato Nacional quando o F.C. Porto visitou a Ilha da Madeira e no Estádio dos Barreiros venceu o C.F. União por 3-1, com Kiki a inaugurar o marcador aos 14 minutos.
Na temporada de 1991/92 Kiki voltou a sagrar-se Campeão Nacional, tendo sido utilizado por 9 vezes, nessa sua última época de azul e branco.
Kiki esteve três temporadas ao serviço do F.C. Porto. Disputou 53 jogos oficiais, marcou 1 golo e conquistou 4 Títulos.
Em 1992/93 regressou ao S.C. Braga e na época seguinte foi contratado pelo F.C. Paços de Ferreira onde terminou a sua carreira de futebolista.
Kiki foi internacional por Cabo Verde e vestiu por várias vezes a camisola da Selecção.
De regresso a Cabo Verde e depois de alguns anos afastado do mundo do futebol, Kiki assumiu o cargo de Presidente do Associação Académica da Praia, lugar que ocupou durante praticamente três anos, tendo levado o clube à conquista de um Campeonato de Cabo Verde, uma Super Taça de Cabo Verde, um campeonato regional de Santiago Sul e uma Taça Praia.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: