12 de outubro de 2020

Tiquinho Soares

Francisco das Chagas Soares dos Santos, mais conhecido por Tiquinho Soares, nasceu no dia 17 de Janeiro de 1991 em Sousa, um município do estado de Paraíba, Brasil.
Foi no pequeno clube do bairro das Rocas, o Palmeiras F.C. que Tiquinho Soares começou a jogar futebol. Aos 17 anos de idade, ainda junior, mudou de ares e passou a representar o S.C. Corinthians Alagoano. Em 2009, Tiquinho voltou a mudar de clube e ingressou no América F.C., onde passou a sénior. No ano seguinte transferiu-se para Botafogo F.C. de Paraíba. Em 2011, jogou no Sousa E.C.. No ano de 2012, ingressou no Centro Esportivo Paraibano, mantendo-se ligado ao emblema da cidade de João Pessoa até 2016, mas pelo meio jogou, por empréstimo, no Caicó E.C., Visão Celeste E.C., Cerâmica A.C., Treze F.C., Veranópolis E.C.R.C., E.C. Pelotas, e Lucena S.C..
Em Janeiro de 2015, Tiquinho Soares viajou para a ilha da Madeira para representar o C.D. Nacional. Depois de ter marcado dois golos na fase final do campeonato nacional de 2014/15, Tiquinho foi a figura dos Insulares na temporada seguinte ao marcar 14 golos em 35 jogos, o que lhe valeu a transferência para o V. Guimarães na época de 2015/16. Na equipa vitoriana, Tiquinho continuou com a pontaria afinada e apontou 9 golos em 22 jogos, deixando os “grandes” do futebol português em alerta.
Em Janeiro de 2017 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 4 de Fevereiro de 2017 no Estádio do Dragão, onde os portistas receberam e venceram o Sporting C.P. por 2-1, numa partida que valeu para a 20ª jornada do Campeonato Nacional de 2016/17. A estreia de Tiquinho Soares dificilmente poderia ter tido contornos mais brilhantes, já que foi o autor dos dois golos com que os portistas derrotaram a equipa de Alvalade.
Nos outros 16 jogos que disputou até ao final dessa época, Tiquinho voltou a marcar por mais 10 vezes.
Nas três temporadas seguintes, com a excepção da Supertaça Cândido de Oliveira, Tiquinho Soares marcou golos em todas as competições que o F.C. Porto disputou e tornou-se no 3º melhor marcador brasileiro da história dos Dragões, com 64 golos apontados.
Nos três anos que jogou de Dragão ao peito, Tiquinho Soares sagrou-se Campeão Nacional por duas vezes, conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Em Setembro de 2020, Tiquinho Soares rumou à China para representar o Tianjin Teda F.C., mas em Março de 2021, o atacante alegou não receber salários desde que chegou ao clube chinês e encerrou seu vínculo. Em Maio de 2021, foi contratado pelos gregos do Olympiakos.


Palmarés
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: