1 de outubro de 2018

Cândido de Oliveira

Cândido Fernandes Plácido de Oliveira nasceu no dia 24 de Setembro de 1896 em Fronteira.
Órfão desde bastante criança, entrou para a Casa Pia no ano de 1905 onde começou a mostrar os seus dotes na prática do futebol. Em 1914 e com 18 anos, ingressou no S.L. Benfica onde jogou durante seis temporadas, tendo vencido por uma vez o Campeonato de Lisboa. Em 1920 deixou os encarnados e fundou o Casa Pia Atlético Clube.
Logo no ano da sua fundação em 1920/21, Cândido de Oliveira ajudou o seu novo clube a conquistar o Campeonato de Lisboa e a Taça Associação de Futebol de Lisboa, ambos sem conhecer a derrota, Um feito único e que nunca foi igualado pelos maiores emblemas da capital.
O Casa Pia A.C. foi o primeiro clube nacional a jogar em Paris, o jogo foi no Estádio Pershing contra o campeão francês, o Cercle Athletic Paris que venceu por 2-1, com o golo dos casapianos a ser marcado por Cândido de Oliveira.
Em Dezembro de 1922 o Futebol Clube do Porto solicitou junto dos dirigentes do Casa Pia A.C. o empréstimo de Cândido dos Reis, Augusto Gomes e José Maria Gralha.
Os três jogadores integraram a comitiva portista que partiu rumo a Sevilha e Gibraltar para efetuar quatro partidas amigáveis. O primeiro jogo aconteceu no último dia do ano contra o Sevilha F.C. e os campeões espanhóis venceram por 7-2, no dia seguinte os dois clubes voltaram a defrontar-se e os andaluzes repetiram a vitória, desta vez por 5-2. No dia 7 de Janeiro de 1923 e já em Gibraltar a selecção local derrotou os Dragões por 2-0, dois dias mais tarde a equipa Prince of Wales, campeão territorial e que era formada na totalidade por ingleses venceu o F.C. Porto por 6-3. Todos os golos nesses jogos apontados pelos Dragões foram marcados por Cândido de Oliveira e logo os dirigentes portistas o tentaram convencer a vestir em definitivo de azul e branco, mas Cândido de Oliveira preferiu continuar no clube que criou até terminar a sua carreira de futebolista em 1926.
Ainda nessa ano de 1926 abraça a carreira de treinador e assume o cargo de Selecionador Nacional, lugar que ocupou durante 15 anos, tendo pelo meio passado pelo C.F. Belenenses. Em 1945/46 passa a treinar o Sporting C.P., orienta os leoninos durante três temporadas e conquista por duas vezes o Campeonato Nacional e vence duas Taças de Portugal. Em 1950 ruma ao Brasil para comandar o C.R. Flamengo. No ano seguinte volta a Portugal e à Selecção Nacional.
Em Janeiro de 1953 regressa ao F.C. Porto. Treina os Dragões até ao final da época seguinte e embora não tenha conseguido nenhum título deixa boas indicações, como aconteceu em Abril de 1954 quando no dia 17 o F.C. Porto recebeu no Estádio das Antas o Real Madrid C.F. e goleou os espanhóis por 5-2.
Em 1955/56 assume o comando técnico da Académica de Coimbra, lugar que ocupou até 1958.
Cândido de Oliveira foi internacional por Portugal, vestiu a camisola das Quinas no primeiro jogo que a Selecção Nacional disputou em 1921.
Foi jornalista desportivo e em 1945 fundou o jornal “A Bola”, junto com António Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo. E foi como jornalista e enviado-especial do jornal “A Bola” ao Campeonato do Mundo de 1958 na Suécia que sofreu uma pneumonia que originou à sua morte no dia 23 de Junho desse ano.
Em homenagem ao seu trabalho no futebol nacional, a Federação Portuguesa de Futebol deu o seu nome à Supertaça que foi criada em 1979.

Palmarés como jogador
2 Campeonatos de Lisboa

Palmarés como treinador
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal

Sem comentários: