6 de agosto de 2018

Franco

Norberto Filipe Franco foi um futebolista que na década de quarenta passou pelo Futebol Clube do Porto.
Foi na temporada de 1944/45 que Franco representou os Dragões.
A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 24 de Setembro de 1944 no Campo da Constituição onde os portistas empataram 2-2 com o Leça F.C. numa partida que contou para a 2ª jornada do Campeonato do Porto.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito foi também nesse jogo e aconteceu aos 45 minutos quando inaugurou o marcador.
Franco apenas esteve nessa época de 1944/45 ao serviço do F.C. Porto. Disputou 19 jogos oficiais, marcou 5 golos e conquistou o Campeonato do Porto que foi selado na última jornada com uma vitória esmagadora sobre o Académico F.C. por 11-0 e que teve o contributo de Franco que marcou o décimo golo do jogo.
Nessa única temporada que Franco representou o F.C. Porto, foi utilizado 10 vezes no Campeonato Nacional (1 golo marcado) e 9 vezes no Campeonato do Porto (4 golos marcados).

Palmarés
1 Campeonato do Porto

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Nestes casos de nomes quase nunca lembrados e por assim dizer praticamente desconhecidos e esquecidos, ainda se dá mais valor a trabalhos assim, como é este espaço de Estrelas do FC Porto.

Armando Pinto
memória Portista

Nuno Caetano disse...

Norberto Franco veio de Moçambique para o Sporting onde jogou na época de 1942/43. Nasceu em 26/01/1919.