1 de agosto de 2021

Diogo Dalot

José Diogo Dalot Teixeira nasceu no dia 18 de Março de 1999 em Braga.
Filho do advogado António Jacinto Teixeira e da professora Anabela Dalot, de quem herdou o nome de origem francesa, Diogo Dalot começou a jogar futebol aos 7 anos de idade na Escola de Formação Fintas. Em 2008 e com 9 anos, integrou as escolas do Futebol Clube do Porto.
Depois de ter passado por todos os escalões de formação dos Dragões, com uma breve passagem pelo Padroense F.C. em 2014/15, Diogo Dalot estreou-se na equipa B portista no dia 28 de janeiro de 2017, no Estádio Dr. José Sampaio, em Pedroso, na recepção ao Leixões S.C., com vitória por 2-1 da equipa de Matosinhos.
Na época de 2017/18, Diogo Dalot começou também por jogar na equipa B, mas acabou por integrar o plantel principal portista.
A sua estreia na equipa principal aconteceu no dia 13 de Outubro de 2017 no Estádio do Restelo, onde o F.C. Porto defrontou e venceu por 6-0 o Lusitano Ginásio Clube de Évora, numa partida que contou para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Dalot jogou os 90 minutos e fez a assistência para Aboubakar apontar o segundo golo do jogo.
Quatro meses depois, a 18 de Fevereiro de 2018, Diogo Dalot teve o seu batismo no Campeonato Nacional no Estádio do Dragão, onde o F.C. Porto goleou o Rio Ave F.C. por 5-0, numa partida que valeu para a 23ª jornada. Dalot foi a jogo aos 74 minutos, ao substituir Sérgio Oliveira.
Sete dias mais tarde, Dalot teve a sua estreia como titular, na visita a Portimão, onde os portistas venceram por 5-1 o Portimonense S.C.. O lateral contribuiu com duas assistências para golo.
Em Abril, e depois de levar cinco jogos consecutivos como titular, Diogo Dalot sofreu uma lesão no joelho direito durante um treino que o afastou dos relvados até ao final da época. Mas apesar da lesão, festejou a conquista do título de Campeão Nacional 2017/18.
Diogo Dalot esteve apenas meia época na equipa principal do F.C. Porto onde disputou 8 jogos e conquistou 1 título, mas as excelentes exibições que já tinha realizado nos juniores portistas e também na Seleção Nacional, aguçou a cobiça dos grandes clubes europeus, com o Manchester United F.C. a ganhar a corrida e a contratar o jovem lateral por 22 milhões de euros.
Depois de passar duas temporadas em Manchester, Diogo Dalot foi emprestado aos italianos do A.C. Milan, mas voltou a Old Trafford em 2021/22. Em Fevereiro de 2023, conquistou o seu primeiro trofeu com a camisola do clube britânico ao vencer a Taça da Liga Inglesa.
Diogo Dalot vestiu ainda a camisola da Seleção Nacional por diversas vezes, tendo marcado presença no Campeonato da Europa de 2020 e no Campeonato do Mundo de 2022.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça da Liga Inglesa

Sem comentários: